A eleição deste domingo (2) oferecerá ao brasileiro segundo a revista Veja, a oportunidade de realizar um julgamento simbólico do que foi a Operação Lava-Jato. Investigados e investigadores estarão nas urnas buscando cargos em diferentes instâncias de poder.
Do lado dos investigadores, personagens centrais da operação, como o ex-juiz Sergio Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol, tentam chegar ao Congresso. Já na lista de investigados, a figura mais ilustre entre 26 nomes que tentam a sorte, claro, é Lula, que pode tornar-se novamente presidente do país.
Como o ex-juiz não conseguiu uma vaga para ser candidato ao Planalto, o confronto direto com o petista que ele condenou, prendeu e depois permitiu que fosse solto — não porque os crimes não existissem — por causa de falhas na investigação e na condução do caso na Justiça não ocorreu.
O sucesso de um e o fracasso de outro neste domingo servirá para compor o epílogo dessa parte da história brasileira que mostrou como uma quadrilha de políticos e empreiteiros corruptos saqueou a Petrobras.