O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou que não será possível realizar o download do aplicativo do título de eleitor digital no dia das eleições de 2022 – realizada neste domingo (2). A medida, que também foi aplicada em 2020, tem como objetivo evitar a sobrecarga do sistema.
O TSE ressalta a importância de emitir o documento digital com antecedência para evitar contratempos. “Tal medida visa ampliar a estabilidade do aplicativo que será utilizado, simultaneamente, por mais de 30 milhões de pessoas. Importante ressaltar que as pessoas que emitirem o app antes da eleição poderão utilizar o e-Título normalmente”, diz o comunicado.
Para que serve o e-Título?
O e-Título substitui o título de eleitor. O aplicativo permite consultar o local de votação, seção eleitoral e emitir documentos, como certidão de quitação eleitoral, além de permitir justificar a ausência na eleição.
Apesar de contar com informações importantes para as eleições, não é necessário apresentá-lo no momento da votação. Para votar, só é exigido um documento oficial com foto, seja a carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (CNH), etc.
Pode levar celular para o local de votação?
As novas regras sobre o uso de celulares e armas no dia das eleições não impedem o uso do e-Título como documento de identificação. Só é proibido entrar na cabine de votação, onde fica a urna eletrônica. O eleitor que desejar levar o celular, deverá deixá-lo no local indicado enquanto vota, sendo guardado pelos mesários.