sexta-feira 22 de novembro de 2024
congresso eua
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Metade dos latinos nos EUA não vê diferença entre democratas e republicanos, diz pesquisa
sexta-feira 30 de setembro de 2022 às 07:40h

Metade dos latinos nos EUA não vê diferença entre democratas e republicanos, diz pesquisa

MUNDO, NOTÍCIAS


Cerca de metade dos latino-americanos que residem nos Estados Unidos não vê muita diferença entre democratas e republicanos, mas se inclinam mais para os primeiros antes das eleições de 8 de novembro, de acordo com uma pesquisa publicada nesta última quinta-feira (29).

Apesar da grande polarização e da crescente hostilidade partidária, menos da metade (45%) dos chamados hispânicos diz ver grande diferença entre os dois partidos, de acordo com uma pesquisa do Pew Research Center.

A maioria acredita que o Partido Democrata está trabalhando muito por seu voto (71%) antes dessas eleições em que um terço do Senado e toda a Câmara dos Deputados serão renovados. Um número bem menos de pessoas diz o mesmo sobre o Partido Republicano (45%).

Os eleitores latinos registrados identificam-se ou inclinam-se mais para os democratas do que para os republicanos por uma margem de quase dois para um (64% contra 33%). Especificamente, metade (53%) diz que votaria em um candidato democrata para a Câmara dos Deputados e 28% em um republicano.

Cerca de um em cada cinco (18%) diz que votaria em outro candidato ou não tem certeza em quem votaria.

Mais da metade dos católicos latinos, ateus ou agnósticos preferem os democratas, e os cristãos evangélicos preferem os republicanos.

Mesmo assim, a evolução é incerta.

No geral, 77% dos eleitores latinos estão insatisfeitos com a forma como as coisas estão indo no país e 54% desaprovam como Joe Biden está conduzindo o mandato presidencial.

Uma clara maioria dos hispânicos (73%) não quer que o ex-presidente Donald Trump continue sendo uma figura política nacional, mas entre os republicanos latinos, 63% pensam o contrário e quatro em cada dez (41%) acreditam que o magnata deveria concorrer à presidência em 2024.

A grande maioria (80%) acredita que a situação econômica do país, que sofre com uma inflação galopante, é crucial para decidir em quem votar nas próximas eleições legislativas intermédias.

Outra questão importante é o aborto, desde que a Suprema Corte dos Estados Unidos dinamitou o direito à interrupção da gestação em junho (a maioria acha que deveria ser legal em todos ou na maioria dos casos).

Os eleitores latinos também estão interessados em cuidados com a saúde, crimes violentos, educação, política de armas, imigração, mudança climática e nomeações para a Suprema Corte.

Em 2022, quase 35 milhões de latinos poderão votar nos Estados Unidos, ou seja, 14% do total de eleitores.

A pesquisa foi realizada de 1º a 14 de agosto com 3.029 latinos.

Veja também

Queijo brasileiro está entre os 10 melhores do mundo em competição internacional

Um queijo brasileiro feito com leite de vaca conquistou uma posição entre os 10 melhores …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!