sexta-feira 22 de novembro de 2024
Primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida - Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Japão espera vínculos “construtivos e estáveis” com a China
quinta-feira 29 de setembro de 2022 às 07:06h

Japão espera vínculos “construtivos e estáveis” com a China

MUNDO, NOTÍCIAS


O Japão expressou nesta quinta-feira (29) a esperança de estabelecer vínculos “construtivos e estáveis” com a China no aniversário de 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas, que continuam sendo tensas.

O Japão está preocupado com o poderio militar e as crescentes ambições regionais da China, enquanto Pequim vê Tóquio como um simples vassalo dos Estados Unidos.

Nenhuma grande cerimônia oficial foi organizada para celebrar os 50 anos de relações entre os dois países.

Mensagens do primeiro-ministro japonês Fumio Kishida e do presidente chinês Xi Jinping foram lidas em um evento organizada pelo sindicato patronal japonês Keidanren e apoiado pelo governo nipônico e pela embaixada da China em Tóquio.

“Gostaria de criar laços construtivos e estáveis entre a China e o Japão para a paz e a prosperidade de nossas duas nações, mas também para toda a região e o mundo”, disse Kishida.

Embora as relações com a China “tenham muito potencial”, também enfrentam “muitos desafios”, destacou.

Xi Jinping destacou que os vínculos com Japão são “de grande importância” para seu país e que considera o cinquentenário uma “oportunidade” para melhorar os laços.

Os dois países deveriam “trabalhar juntos para construir uma relação sino-japonesa de acordo com as exigências dos novos tempos”, completou Xi na mensagem.

China e Japão, a segunda e terceira maiores economias do mundo, são importantes sócios comerciais.

E há alguns anos, os laços diplomáticos pareciam encaminhados para um bom momento, com uma visita de Estado planejada de Xi Jinping ao Japão, adiada por tempo indeterminado desde o início de 2020 devido à pandemia.

Mas as relações pioraram desde então, tendo como pano de fundo as feridas históricas não resolvidas (os excessos do exército japonês na China na primeira metade do século 20) e disputas territoriais.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!