O pronunciamento do candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT), realizado no final da manhã desta segunda-feira (26), garantindo sua candidatura e com duras críticas a Lula e Bolsonaro ocupou as redes sociais com críticas, elogios e muitos memes. No evento chamado de “Manifesto à Nação”, Ciro disse que seus oponentes “não o intimidarão”, e que nada’ vai deter sua “disposição de seguir em frente!”.
O discurso teve efeito instantâneo na internet. No Twitter, a tag #CiroManifestoANacao ocupa o primeiro lugar dos trending topics, ou seja, é o assunto mais comentado. Paralelamente, as tags de apoios aos adversários, “#BrasilVota22”, e “Agora é Lula”, ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente.
O discurso dividiu reações: apoiadores elogiaram a atitude do pedetista e lembraram o coro ao final da transmissão “Brasil resiste, Ciro não desiste”. Já a oposição fez memes e criticou o adversário, que tem 7% das intenções de voto, de acordo com o último Datafolha.
Aliado do ex-presidente Lula (PT), o candidato a deputado federal André Janones (Avante- MG) brincou com a atitude de Ciro. “Pronunciamento à nação: Meu presidente é Luiz Inácio Lula da Silva e vai ser no primeiro turno”, escreveu.
Já o candidato a deputado estadual pelo Ceará, Carmelo Neto (PL-CE) ridicularizou toda a situação. “Ciro Gomes acabou de dizer que não vai desistir e chamou Lula de corrupto farsante demagogo. Hahaha!”, disse em tuíte. Já o postulante à Câmara dos Deputados pelo Rio de Janeiro, Ed Raposo (PTB) teceu críticas: “Ciro Gomes não consegue nem começar uma live no horário marcado e quer governar o Brasil.”
Internautas também fizeram piadas. Memes que consideraram o pronunciamento desta manhã de segunda-feira uma “perda de tempo” ou que falaram sobre a falta de expressividade de Ciro na corrida presidencial dominaram a rede social.
‘Não fugirei’: veja na íntegra o que Ciro Gomes disse em pronunciamento