O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) executou um simulado da transmissão remota do boletim de urna, na aldeia indígena Tupinambá de Olivença, a 13 quilômetros de Olivença – distrito de Ilhéus (sul da Bahia). Realizado na última quarta-feira (21), o teste foi coordenado pela 26ª Zona Eleitoral, responsável pela região. Na ocasião, foi realizada uma oficina sobre o procedimento, que consiste no envio do boletim de urna, contendo o resultado da votação na seção eleitoral do local, para o sistema de totalização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os Tupinambá de Olivença vivem na região de Mata Atlântica, no sul da Bahia. Sua área se estende da costa marítima da Vila de Olivença até a Serra das Trempes e a Serra do Padeiro. Ao todo, 213 eleitores da aldeia estão aptos ao exercício do voto.
Para o chefe de cartório eleitoral da 26ª ZE, Athiê Ramos, a amplitude da Justiça Eleitoral baiana mostra como esta especializada está cada vez mais próxima das eleitoras e eleitores de todo o estado. “Esse simulado na aldeia Tupinambá de Olivença é resultado da ação da Justiça Eleitoral primando pela democracia efetiva, em que o eleitor vem primeiro, com seu direito constitucional de escolha dos seus dirigentes”, destacou.