Os moradores da Sicília, no sul da Itália, vão às urnas neste domingo (25) para votar nas eleições parlamentares e também para escolher um novo governador.
As urnas foram abertas às 7h (horário local) e serão fechadas às 23h. A apuração, porém, será realizada até às 14h desta segunda-feira (26).
Os eleitores terão que votar ainda para renovar a Assembleia Regional da Sicília. Ao todo, seis candidatos concorrem para suceder o governador Nello Musumeci e cerca de 900 disputam os 70 cargos de deputado regional.
São eles: Renato Schifani (centro-direita), Caterina Chinnici (PD), Nuccio Di Paola (M5S), Cateno De Luca (Sicilia Vera), Gaetano Armao (Ação – Itália Viva) e Eliana Esposito (Independentes Sicilianos Livres).
O sistema eleitoral na Sicília prevê um único turno com um método misto. Mais de 4,6 milhões de italianos estão aptos a votar na região, sendo 2.237.169 homens e 2.369.395 mulheres. No total, há 5.294 seções eleitorais.
O escrutínio é único, mas o eleitor dispõe de dois votos: um para a escolha da lista regional, cujo líder é um candidato ao governo, e o outro para a escolha da lista provincial e neste caso a preferência pode ser expressa por um candidato ao cargo de deputado regional.