Colégio eleitoral com maior número de eleitores do país, o estado de São Paulo foi o destino dos quatro principais candidatos à Presidência da República em 50% das agendas no primeiro mês de campanha nestas eleições.
Análise feita pelo portal g1 entre os dias 16 de agosto, primeiro dia oficial de campanha, e 16 de setembro aponta que as visitas às cidades do estado ocuparam mais de 50% da agenda de dois presidenciáveis no período.
Lula (PT) e Simone Tebet (MDB) foram os que mais tiveram compromissos de campanha no estado, ocupando mais de 55% da agenda de campanha dos dois.
Natural do Mato Grosso do Sul, Tebet está morando na capital paulista durante a campanha. Ciro Gomes, que fez carreira no Ceará, também alugou um flat em São Paulo.
Campanhas afirmam que período eleitoral mais curto e o fato de o estado ter o maior eleitorado do país são os principais motivos para “centrarem fogo” em São Paulo.
A ordem a seguir está baseada nas posições dos candidatos na mais recente pesquisa Ipec sobre intenção de voto para presidente, divulgada em 19 de setembro (Lula tem 47%, Bolsonaro tem 31%, Ciro tem 7% e Simone tem 5%).