quinta-feira 6 de fevereiro de 2025
Foto: Assessoria
Home / NOTÍCIAS / Fatos sobre João Leão que talvez os amigos e eleitores não saibam
quinta-feira 22 de setembro de 2022 às 08:50h

Fatos sobre João Leão que talvez os amigos e eleitores não saibam

NOTÍCIAS, POLÍTICA


João Leão e Lauro de Freitas… uma história de amor

O Bonitão foi corretor de imóveis e lançou o primeiro loteamento de Lauro de Freitas: Leão conta que a primeira vez que esteve na cidade, foi com umas amigas conhecer a praia de Ipitanga, onde se chegava apenas a pé. Do alto de uma duna, ficou deslumbrado com a extensa área que se descortinava entre coqueiros e praias.

João Leão quando prefeito de Lauro de Freitas no final dos anos 80 – Foto: Reprodução

A proprietária se chamava Elza dos Santos Paranhos. Com recursos que havia ganho com corretagem de imóveis, fez uma oferta e ela aceitou: 5 milhões de cruzeiros. Leão conta que na coragem, lançou o primeiro loteamento da cidade, dando início ao projeto que totalizou 17 loteamentos implantados em Lauro de Freitas na década de 1970: os loteamentos Praia de Ipitanga, 1,2,3…a 17.

Na eleição de 1988, quando disputou o cargo de Prefeito de Lauro de Freitas, foi o mais votado na história da cidade e o mais votado do Brasil em proporcionalidade, com mais de 95% dos votos. Foi eleito em sua segunda disputa eleitoral com 14.986 votos contra 1.023 do outro candidato. Deixou a prefeitura em 1992 com 87% de aprovação.

Não queria ser candidato: Queria continuar empresário, mas um vereador fez um discurso “esculhambando” João Leão na Câmara. Leão então foi lá saber porque o edil estava falando mal dele. O tal vereador o havia confundido com outra pessoa também chamada Leão. “Ele reconheceu o erro e me pediu desculpas em público. Depois do episódio, fui incentivado a me lançar candidato. Aceitei, mas perdi a eleição. Em 1988, fui novamente candidato e sai com a maior vitória de prefeitos do Brasil, na época”, conta.

Teve 11 fábricas e 8.500 funcionários: Leão levou a Odebrecht para atuar em Lauro de Freitas, fato que valorizou bastante seus empreendimentos, fazendo com que as vendas aumentassem cinco vezes mais. Ele conta que com o dinheiro ganho, fundou a Terraplac, uma empresa de materiais de construção e fábrica de pré-moldados. Com o trabalho, Leão chegou a ter 11 fábricas espalhadas pelo Brasil e criou uma construtora com 8.500 funcionários.

Intermediou um casamento: É, o Bonitão já foi cupido…

Na entrada da cidade, logo após a ponte, havia uma invasão. Leão então resolveu construir 175 casas. Na entrega das chaves haviam 176 moradores na invasão. Como solução, João Leão intermediou o casamento entre dois moradores, finalizando a pendência.

Grandes Marcos da administração de João Leão: implantação da Escola de Cadetes Mirins; dragagem do Rio Ipitanga e pavimentação das avenidas do entorno; implantação de diversos loteamentos; transformação da Itinga, com a pavimentação de ruas, construção de escolas; aberturas de ruas no Parque São Paulo; asfaltamento das ruas Queira Deus e Capelão, no bairro de Portão; asfaltamento da via que dá acesso de Caji a Areia Branca; asfaltamento de ruas do centro da cidade; aquisição de carros coletores de lixos; aquisição de dois ônibus de passageiros para transporte municipal; construção da Biblioteca Municipal na Escola e Cadetes Mirins; construção da av. Parque São Paulo ao bairro Areia Branca; construção da Escola Municipal Enock Amaral, na Vila Praiana; construção da Escola Municipal Eurides Santana na Itinga, implantação das primeiras universidades e do polo de brinquedos, entre outras realizações.

Antes e depois: As casas eram de palha e piso de areia / Arquivo pessoal

A história se repete na cidade de Barra…

“O município de Barra está tendo uma transformação igual a de Lauro de Freitas, com importantes ações: ponte Luís Felipe Leão, sobre o Rio São Francisco; Centro Estadual de Educação Águas; construção da Escola Estadual de tempo integral; cascalhamento da estrada que liga Barra ao município de Pilão Arcado; desenvolvimento econômico para o município com a vinda de diversos empreendimentos agrícola; diversas melhorias na região dos Brejos da Barra, como construção de estrada, casas e implantação de energia elétrica. É muito trabalho”, afirma Leão.

Leão chegou à Bahia muito pequeno em duas Land Rover compradas pelo pai, no início da década de 1950. Foi então que a família de Leão se estabeleceu no então município da Barra do Rio Grande, no Oeste do Estado. Ainda pequeno, foi morar no Muquém do São Francisco, e viveu sua infância no Riacho da Serra Branca.

Trechos retirados da Revista Vilas Magazine, edição de setembro de 2022.

Veja também

Após divulgação de plano de Trump, exército de Israel prepara saídas de Gaza

Em meio à onda de rejeição ao plano anunciado pelo presidente americano, Donald Trump, de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!