O primeiro KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou à Madri, na Espanha, na noite do sábado, 17 de fevereiro. A viagem, a partir do Rio de Janeiro, foi a segunda realizada pela aeronave, um Airbus A330-200 comprado da Azul Linhas Aéreas.
Na capital espanhola está localizada a Getafe, divisão da Airbus que é responsável pelo programa de conversão MRTT (Multi-Role Transpor Tanker), que transforma o A330 em aeronave de reabastecimento e transporte, objetivo do programa KC-X3.
Contumaz relações-públicas da FAB, o Comandante da força, Brigadeiro Baptista Junior, ainda não havia mencionado em seu perfil na rede social o intuito da visita do widebody à Espanha. A Aeronáutica também não publicou nenhum relato sobre a missão do KC-30 na Europa até o momento em que esse artigo foi ao ar.
Baptista Junior, no entanto, já havia revelado que os dois A330-200 adquiridos junto à Azul seriam convertidos para o padrão MRTT e que esse processo teria início ainda em 2022. No entanto, o contrato para execução do serviço, que só pode ser feito com a Airbus, ainda não estava disponível nos canais de transparência do governo federal, conforme pesquisa realizada nesta segunda-feira (19), conforme AirWay.
Como Airway mostrou, o custo da conversão de aeronave de passageiros para o padrão MRTT é bastante alto, muito maior do que o valor pago por cada avião. Como exemplo, a própria Força Aérea da Espanha recentemente contratou a Airbus para realizar a transformação de três A330-200 pertencentes à Iberia em avião-tanque a um custo máximo de 675 milhões de euros, ou algo como R$ 1,2 bilhão por unidade.
Até o momento, a FAB gastou US$ 80,58 milhões (cerca de R$ 423 milhões) pela aquisição dos dois A330 usados intermediados pela companhia aérea (e fabricados em 2014) além de ter contratado por dispensa de licitação a mesma Azul para realizar o treinamento de pilotos, mecânicos e comissários por um valor de quase R$ 10 milhões.
Após assumir o Comando da Aeronáutica em abril de 2021, o Brigadeiro Baptista Junior tem promovido mudanças intempestivas no planejamento da FAB, entre elas a encomenda de mais caças F-39 Gripen, a redução do pedido de jatos de transporte militar KC-390, o cancelamento de programas de aeronaves avançadas e a compra-relâmpago dos dois A330, tudo isso em meio a restrições orçamentárias.