A campanha de Jair Bolsonaro reclama diariamente segundo a coluna de Lauro Jardim, que faltam recursos para bancar os gastos do candidato. Já a de Lula tem feito queixas mais esparsas sobre falta de dinheiro. O fato é que nesta sexta (16) completa um mês do início oficial da corrida eleitoral e o PT já gastou quase o dobro de Bolsonaro com anúncios no Google e YouTube.
Aos números: desde 16 de agosto, o PT investiu R$ 3,6 milhões para impulsionar chamadas no próprio buscador e vídeos no YouTube — aliás, 80% do gasto total foi com vídeos. O PL no mesmo período usou R$ 1,9 milhão (90% com vídeos), quase o mesmo gasto pela campanha de Ciro Gomes (R$ 1,7 milhão).
Nesta semana, por exemplo, o vídeo da campanha petista mais visto foi um intitulado “Chega de ódio”, em que o personagem (ou vilão) principal é Bolsonaro. Foram 2 milhões de visualizações até ontem.
Já o mais assistido nesta semana entre os que foram postados pela campanha do presidente é o que tenta justificar os seus arroubos com o mote: “Qual é o limite de agressões um homem é capaz de suportar?” O homem, neste caso, é Bolsonaro.