quinta-feira 16 de maio de 2024
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Home / DESTAQUE / Oficina discute desenvolvimento da segunda etapa do Projeto Orla Salvador
terça-feira 13 de setembro de 2022 às 13:15h

Oficina discute desenvolvimento da segunda etapa do Projeto Orla Salvador

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Acontece até a próxima quarta-feira (14) a segunda etapa da oficina do Projeto Orla Salvador, que tem como objetivo a elaboração do Plano de Gestão Integrada da Orla Marítima (PGI) da cidade. A atividade está sendo realizada, de forma presencial e aberta ao público, no Novotel, no Rio Vermelho, e de forma virtual, através do canal da Secult no YouTube, através do canal www.youtube.com/c/SecultSalvador, das 8h às 18h.

Na segunda (12), primeiro dia de oficina, o encontro debateu a contemplação do planejamento da área da Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, em Ilha dos Frades. Na ocasião, foram apresentadas demandas como melhorias no acesso, infraestrutura, geração de emprego e renda e preservação ambiental na parte insular de Salvador.

Para a comerciante e moradora da Ilha dos Frades, Angeluci Figueiredo, de 48 anos, o encontro trará boas perspectivas para o futuro da orla de Salvador. “É de extrema importância a participação da população, comerciantes e moradores para a execução do planejamento. Está sendo um planejamento bastante interessante”.

A moradora do Rio Vermelho e dona de um restaurante na Praia de Nossa Senhora de Guadalupe, Juliana Holler, reforça que a execução do planejamento atenderá as necessidades vivenciadas por moradores e visitantes da região. “Estamos colaborando nesse projeto. São demandas que presenciamos diariamente na Ilha. Nossas expectativas são de que melhorias possam acontecer o mais rápido possível e, juntos, fazermos um cenário maravilhoso em nossas orlas. Sei que não é de uma hora para outra, mas vamos caminhando juntos”, disse.

Nesta terça-feira (13), o foco do debate é o planejamento do trecho de praia entre Ipitanga e Jardim dos Namorados. Já na quarta-feira (14), último dia de oficinas, o foco será a área costeira do Farol da Barra ao Terminal Marítimo de Salvador.

Mobilização

A iniciativa é uma realização do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Estão participando da elaboração do planejamento, instituições e representantes da sociedade civil. A elaboração do projeto contemplará melhorias de serviços de infraestrutura, de educação ambiental, sinalização de praias, fluxos turísticos, dentre outros serviços.

Veja também

Vereador do PL diz que ‘peso das árvores’ causou tragédia climática no RS

A maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul foi causada, segundo o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas