A Jeep revelou segundo a revista Motor Show nesta quinta-feira (8), ao plano para a sua próxima geração de veículos elétricos. O objetivo da marca é introduzir quatro novos SUVs elétricos na América do Norte e na Europa até o fim de 2025.
A expectativa é que até 2030 50% das vendas da marca Jeep nos EUA serão totalmente elétricas, enquanto 100% das vendas na Europa serão totalmente elétricas até a mesma data.
A lista de modelos inclui: Jeep Recon, Wagoneer e Wagoneer S, além do Jeep Avenger – este será lançado na Europa no início do próximo ano.
Jeep Avenger
O primeiro SUV totalmente elétrico do plano a chegar na Europa será o Jeep Avenger – com produção na fábrica de Tychy, na Polônia. Ele, que será lançado na Europa e em outros mercados, como Japão e Coreia do Sul, será posicionado sob o Jeep Renegade. O Avenger terá autonomia elétrica de 400 quilômetros.
O modelo vai estrear durante o dia de imprensa no Salão Automóvel de Paris, em 17 de outubro, com abertura de reservas para os clientes nesse mesmo dia. O novo Jeep Avenger chegará aos showrooms europeus no início de 2023.
Wagoneer
O plano de eletrificação expandirá o portfólio do Wagoneer. “A marca oferecerá um Wagoneer totalmente novo e totalmente elétrico no segmento de SUVs médios premium, enquanto nos segmentos de SUVs grandes os modelos Wagoneer fornecerão powertrains que visam um alcance combinado estimado de 500 milhas (800 km)”, afirma a Jeep em nota divulgada à imprensa.
Além disso, haverá uma nova opção 100% elétrica, com o codinome Wagoneer S. Ele terá autonomia de 644 km com uma única carga, 600 cv e um tempo de 0 a 100 km/h de cerca de 3,5 segundos.
O novo Wagoneer BEV também será apresentado ao público no próximo ano e a produção começará em 2024 na América do Norte. Ele será vendido nos principais mercados do mundo, incluindo a Europa.
Jeep Recon
Um dos primeiros SUVs elétricos do plano que serão lançados na América do Norte é o Jeep Recon. O veículo foi projetado para ser um 4×4 com emissão zero.