O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados nas intenções de voto de eleitores de São Paulo. A nova rodada da pesquisa presencial Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (8) pelo jornal O Globo, informa que Bolsonaro oscilou positivamente dois pontos e agora tem 37% no estado contra 36% de Lula, que recuou um ponto dentro da margem de erro. Veja os números:
Candidato do PDT ao Planalto, Ciro Gomes tem 9% e Simone Tebet (MDB) marca 6%. Os dois, que representam a chamada terceira via até aqui, estão em empate técnico. Os demais candidatos não passaram de 1%.
Entre beneficiários do Auxílio Brasil, Lula mantém a liderança sobre Bolsonaro, embora esteja em tendência de queda. O petista tem 47% nesse recorte contra 31% do adversário. Na pesquisa anterior, de agosto, Lula tinha 51% contra 29% de Bolsonaro. Veja os números:
Na simulação de segundo turno, os dois candidatos estão em empate técnico: Lula com 43% e Bolsonaro com 42%. Os eleitores paulistas encurtaram a distância numérica entre os dois. Em agosto, o placar era 44% para Lula contra 40% do presidente.
A pesquisa foi feita antes das manifestações do 7 de Setembro pelo Brasil e também na Avenida Paulista. Segundo cálculo feito pela USP, 32 mil pessoas participaram do ato em São Paulo. Prevista para ser divulgada nesta sexta-feira, a pesquisa Datafolha contratada pela “Folha de S.Paulo” e TV Globo fará entrevistas após o 7 de Setembro e buscará captar efeitos dos discursos de Bolsonaro em Brasília e no Rio.
A pesquisa Genial/Quaest para o governo de São Paulo e Senado no estado entrevistou presencialmente 2 mil eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 5 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior eleitoral (TSE) com o código SP-04685/2022.