Um avião executivo Cessna Citation II de registro OE-FGR que estava com 4 pessoas a bordo caiu no Mar Báltico, perto da Letônia na noite de domingo (4).
Segundo informações do portal Aerotime, o jato decolou do aeroporto de Jerez (XRY), na Espanha, e tinha como destino o aeroporto internacional de Colonia Bonn (CGN), na Alemanha.
Chama a atenção o fato de a aeronave ter passado o seu destino, seguindo em direção ao norte da Europa, colidindo no mar perto da cidade costeira de Ventspils, na Letônia. Além disso, o jornal alemão Bild noticiou que após a decolagem da aeronave, a tripulação do jato havia reportado um problema de pressurização, mas seguiu adiante com o voo.
Antes da queda, caças da OTAN foram acionados para interceptar e tentar um contato prévio com a aeronave, mas sem sucesso, inclusive os pilotos dos caças relataram que não viram ninguém no cockpit do avião executivo, intrigando especialistas de segurança da aviação.
Como há apenas especulações, existe a possibilidade de o problema de pressurização ter sido o principal fator para a causa do acidente, onde todos os ocupantes do avião podem ter ficado desacordados.
Após a confirmação da fatalidade, Agência de Aviação Civil da Letônia anunciou que equipes de salvamento da Letônia, Lituânia e Suécia estão no local em busca, e que nenhum dos ocupantes foram encontrados até o momento.
Uma investigação mais profunda para entender as causa do acidente está em andamento.