sexta-feira 22 de novembro de 2024
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Evaristo Sá-12.jul.22/AFP
Home / JUSTIÇA / TSE manda derrubar vídeo que liga Lula a instituto de pesquisa
segunda-feira 5 de setembro de 2022 às 06:23h

TSE manda derrubar vídeo que liga Lula a instituto de pesquisa

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mandou que seja retirado do Twitter, do TikTok e do Facebook um vídeo em que se afirma que o Instituto de Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) – novo nome do Ibope, que realiza pesquisas de intenções de voto – está localizado no Instituto Lula.

O material foi inicialmente divulgado segundo o Estadão, na última quarta-feira (31) quando um youtuber gravou a notícia falsa vinculando os resultados das pesquisas de opinião à colocação em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece. O petista vem liderando todos os levantamentos, à frente do presidente Jair Bolsonaro.

A Coligação Brasil da Esperança, que reúne os partidos que apoiam Lula, alegou que o vídeo teria o “condão de atingir a integridade do processo eleitoral, por descredibilizar as pesquisas de intenção de voto, especialmente para o cargo de Presidente da República”.

O ministro afirmou em sua decisão que a informação veiculada no vídeo é “sabidamente falsa” e que, “embora seja reconhecido que a livre circulação de pensamentos, opiniões e críticas fortalece o Estado Democrático de Direito”, é necessário “coibir práticas abusivas ou divulgação de notícia falsa, de modo a proteger a honra dos candidatos e garantir o livre exercício do voto”.

Ele estabeleceu um prazo de 24 horas para a retirada do conteúdo de diversas páginas que o replicaram e estipulou ainda multa de R$ 10.000 por dia em caso de descumprimento. Sanseverino destacou que as postagens em perfis com grande número de seguidores geram dano à imagem dos candidatos “de difícil reparação”.

O ministro da Corte Eleitoral, contudo, não concordou com o pedido da coligação de proibir de antemão a postagem de novas informações sob risco de “configurar censura prévia”.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!