segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / As melhores empresas da Bahia em 2022, segundo ranking Great Place To Work
quarta-feira 31 de agosto de 2022 às 14:37h

As melhores empresas da Bahia em 2022, segundo ranking Great Place To Work

NOTÍCIAS


O Great Place to Work, empresa global de pesquisa, consultoria e capacitação que trabalha com a missão de “construir uma sociedade melhor, divulga os resultados da 9ª edição do Ranking Melhores Empresas da Bahia 2022.

As empresas vencedoras são: SOLAR DO IMPERADOR HOTEL, WDC NETWORKS e BOMCONSORCIO S.A. (grandes empresas), Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Kordsa, Supergasbras Energia Ltda, Laboratório Sabin, Jacobina Mineração – Yamana Gold, Freire, Gerbasi, Bittencourt e Macêdo Advogados e Veracel Celulose (médias e pequenas).

A pesquisa foi realizada em duas etapas: quantitativa – necessário que a empresa alcance a amostra mínima de funcionários e obtenha nota igual ou superior a 70%, e práticas culturais, uma vez atingidas as condições da primeira etapa, a empresa passa para a fase de avaliação das práticas.

A 9ª edição do ranking BA contou com contou com 32 empresas inscritas, representando 17.869 funcionários. Neste ano, 10 empresas foram premiadas, sendo 7 de porte médio e grande e 3 de porte pequeno.

No perfil dos funcionários que trabalham nas empresas vencedoras, 35% tem entre 35 a 44 anos; 33% entre 26 a 34 anos; 16% entre 45 a 54 anos de idade; 10% até 25 anos; e 6% acima de 55. O critério de participação requer que as empresas tenham, no mínimo, 30 funcionários e um CNPJ registrado no Estado da Bahia.

O nível de escolaridade apontou 59% com ensino médio completo ou menos, 19% com ensino superior completo, 13% com pós graduação e 9% com ensino superior incompleto.

Quanto ao gênero dos colaboradores, 59% das empresas é composta por mulheres e 41% por homens. Nos cargos de alta liderança, 80% são ocupados por homens e 20% por mulheres, na média liderança mulheres representam 47% e homens 53% e, em outras posições, 60% são ocupados por mulheres e 40% por homens.

Referente ao perfil dos presidentes das 10 empresas premiadas, a idade média está na faixa dos 56 anos, o tempo médio de ocupação do cargo é de 7 anos e 2 mulheres exercem a função.

O estudo destaca que a média do tempo de existência das empresas é de 37 anos, sendo que 100% permitem que os funcionários participem de programas de voluntariado no horário de trabalho e contam com alguém responsável por combater a discriminação e promover a diversidade.

Outros números que merecem destaques são que, 100% das empresas oferecem bolsas de estudos para graduação ou pós, 70% tem mentoring, 20% possuindo universidade interna, 70% oferecendo programas de coaching e oferecem bolsa para cursos de idiomas, 20% oferecem verba para usarem em desenvolvimento de sua escolha e a taxa de rotatividade no ano é de 1% e 9% dos funcionários foram promovidos.

Na métrica IVR (Velocidade da Inovação), desenvolvida pelo time de cientistas e analistas do GPTW, são mensurados o nível crucial da velocidade e agilidade organizacional, quantificando a capacidade dos colaboradores de se adaptar e inovar. Quanto maior o resultado, mais forte é a capacidade da organização em adaptação e inovação. Os três estágios da inovação são: Acelerado, Funcional e Atrito, sendo acelerado o mais alto nível do índice. Entre as premiadas, 10% (1 empresa) apresenta estágio acelerado, 30% (3 empresas) estágio funcional e 60% (6 empresas) estágio de atrito.

Quando questionados por que permanecem nas melhores da Bahia, 35% dos colaboradores responderam a qualidade de vida, 32% oportunidade de crescimento, 19% alinhamento de valores, 8% remuneração e benefícios e 3% estabilidade.

Nos índices de confiança por dimensões, 91% dos funcionários acreditam na credibilidade dos líderes para gerenciar pessoas e administrar os negócios de forma geral, 90% no respeito dos líderes na relação com os funcionários, tanto na questão profissional como pessoal, 89% na imparcialidade dos líderes com relação a todos os funcionários, 94% sentem orgulho de exercer a profissão e trabalhar nessa empresa e 93% acreditam na camaradagem entre os colegas de trabalho e presença de sentimento de equipe.

Entre as afirmativas que os funcionários das premiadas mais concordaram destacam-se o orgulho de trabalhar no local (97%), a imparcialidade na cor, etnia, orientação sexual e gênero (98%), a receptividade das pessoas (97%) e a forma pela qual se contribui para a comunidade (96%).

Premiadas: Pequenas Empresas

1.     SOLAR DO IMPERADOR HOTEL

2.     WDC NETWORKS

3.     BOMCONSORCIO S.A.

 Premiadas: Médias e Grandes Empresas

1.     Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

2.     Kordsa

3.     Supergasbras Energia Ltda

4.     Laboratório Sabin

5.     Jacobina Mineração – Yamana Gold

6.     Freire, Gerbasi, Bittencourt e Macêdo Advogados

7.     Veracel Celulose

Sobre o GPTW

O Great Place to Work é uma consultoria global que apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Com a missão de “construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um Great Place to Work for All”, está presente em 97 países, analisa mais de 10.000 empresas anualmente, o que corresponde a mais de 10 milhões de funcionários impactados no mundo. Para mais informações, acesso a estudos, análises e pesquisa, acesse: https://gptw.com.br/

Veja também

PIB do Reino Unido (final) cresce 0,9% na comparação anual do 3° trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,9% no terceiro trimestre ante igual …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!