As pesquisas vêm na esteira do início de pagamentos de benefícios pelo governo federal, como o Auxílio Brasil de R$ 600 e os auxílios taxista e caminhoneiro. A campanha de Bolsonaro não viu o presidente deslanchar e ficar próximo a Lula em consequência direta do impacto dos benefícios.
Na pesquisa Datafolha, Bolsonaro cresceu, enquanto o petista ficou no mesmo patamar. Colunistas do UOL apontam que esta tendência pode indicar que Lula bateu no “teto”, mas Bolsonaro, não.
Também marcou a semana o começo oficial das campanhas eleitorais, autorizadas desde terça-feira (16). Entre as pesquisas, apenas o Datafolha entrevistou eleitores após as propagandas políticas terem iniciado.
Distâncias no 1º e 2º turno
Na pesquisa Ipec, Lula registrou 44% das intenções de voto contra 32% de Bolsonaro no 1º turno, uma distância de 12 pontos percentuais.
Ciro Gomes (PDT) ficou com 6%, seguido de Simone Tebet (MDB), com 2%, e Vera Lúcia (PSTU), com 1%. Os demais não pontuaram nesta que foi a primeira pesquisa do Ipec para presidente contratada pela TV Globo.
No segundo turno, Lula ganharia com 16 pontos de vantagem em relação a Bolsonaro, aponta o Ipec:
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 51%
- Jair Bolsonaro (PL): 35%
- Branco/nulo: 9%
- Não sabe/não respondeu: 5%
O nível de confiança, segundo o instituto, é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-03980/2022 e custou R$ 231.156,29.Já o Datafolha registrou uma distância no 1º turno de 15 pontos entre Lula, com 47%, e Bolsonaro, que teve 32%. Na pesquisa anterior, o petista estava 18 pontos na frente.
Em seguida, aparecem Ciro Gomes, com 7%, Simone Tebet, com 2%, e Vera Lúcia, com 1%. Outros candidatos também não pontuaram.
Na disputa de segundo turno, Lula marca 17 pontos de vantagem em relação ao atual presidente:
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 54%
- Jair Bolsonaro (PL): 37%
- Nenhum/branco/nulo: 8%
- Não sabe/não respondeu: 2%
Cenário dificulta Lula a levar eleições no 1º turno
Os cenários apontados pelo Ipec e pelo Datafolha deixam Lula no limite para vencer Bolsonaro sem a necessidade de um segundo turno. Para isso, o petista precisaria de 50% mais 1 dos votos válidos, excluindo brancos e nulos. É necessário ressaltar a margem de erro de dois pontos para ambas as pesquisas:
Pesquisa Ipec
- Lula (PT): 44% (51,7% dos votos válidos)
- Somatória dos demais votos: 41%
- Lula (PT): 47% (51% dos votos válidos)
- Somatória dos demais votos: 42%
Lula sai na frente nos dois maiores colégios eleitorais do país
O Ipec, que fez recorte de cinco estados e do Distrito Federal, aponta que Lula ganharia em São Paulo, Minas Gerais e em Pernambuco, empataria no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul e perderia no Distrito Federal, onde Bolsonaro se saiu melhor.
O Datafolha também aponta vantagem do ex-presidente em São Paulo e Minas Gerais, os dois maiores colégios eleitorais do país. Segundo a pesquisa, Lula também sai à frente no Rio de Janeiro, embora com vantagem menor dentre as demais comparações – de 6 pontos.
Lula se sai melhor entre pretos e pardos
No Datafolha, o petista tem 60% dos votos entre os que se autodeclaram pretos, enquanto Bolsonaro tem 19%.
Ainda no Datafolha, o atual chefe do Executivo empatou tecnicamente dentro da margem de erro com o Lula entre os eleitores autodeclarados brancos.
Eleitores por raça
Pesquisa Datafolha
- Brancos: Lula: 40% x Bolsonaro 38%
- Pretos: Lula 60% x Bolsonaro 19%
- Pardos: Lula 48% x Bolsonaro 33%
Pesquisa Ipec
- Branco: Lula 36% x Bolsonaro 32%
- Preto/Pardo: Lula 44% x Bolsonaro 28%
Os institutos também fazem recortes por escolaridade na corrida presidencial
Entre aqueles que têm ensino superior, os dois empatam tecnicamente em ambas as pesquisas.
Eleitores por escolaridade
Pesquisa Datafolha
- Ensino fundamental: Lula 55% x Bolsonaro 27%
- Ensino médio: Lula 44% x Bolsonaro 34%
- Ensino superior: Lula 40% x Bolsonaro 36%
Pesquisa Ipec
- Ensino fundamental: Lula 49% x Bolsonaro 21%
- Ensino médio: Lula 38% x Bolsonaro 33%
- Ensino superior: Lula 35% x Bolsonaro 35%
Datafolha e Ipec também trazem recortes por religião. Os levantamentos apontaram que o ex-presidente Lula se sai melhor entre os entrevistados que se declaram católicos, enquanto Bolsonaro tem vantagem entre os evangélicos.
Popular entre os evangélicos, a primeira-dama vem fazendo discursos na campanha do presidente, em tom messiânico e repleto de menções à bíblia.
Eleitores por religião
Pesquisa Datafolha
- Católicos: Lula 52% x Bolsonaro 27%
- Evangélicos: Lula 32% x Bolsonaro 49%
Pesquisa Ipec
- Católica: Lula 48% x Bolsonaro 24%
- Evangélica: Lula 24% x Bolsonaro 44%