sexta-feira 22 de novembro de 2024
Justiça do Trabalho inaugura SAC Trabalhista em Salvador; veja quais serão os serviços ao cidadão — Foto: Reprodução/TV Bahia
Home / JUSTIÇA / Saiba os serviços da Justiça do Trabalho que serão ofertados no primeiro SAC trabalhista do Brasil inaugurado em Salvador
sexta-feira 19 de agosto de 2022 às 08:56h

Saiba os serviços da Justiça do Trabalho que serão ofertados no primeiro SAC trabalhista do Brasil inaugurado em Salvador

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-5) inaugurou nesta última quinta-feira (18) conforme o BATV, da Rede Bahia, um posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em Salvador. Segundo o órgão, esse é o primeiro SAC Trabalhista do país.

O SAC Trabalhista funcionará das 8h às 15h no térreo do Fórum do TRT-5, localizado na Rua Miguel Calmon, no bairro do Comércio.

Inauguração do SAC Trabalhista ocorreu nesta quinta-feira (18), em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia
Inauguração do SAC Trabalhista ocorreu nesta quinta-feira (18), em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

A inauguração do serviço faz parte de uma ação conjunta com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS); Ministério Público do Trabalho (MPT); Serviço Nacional do Comércio (SENAC); Serviço Nacional da Indústria (SENAI); Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia (SETRE); e Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT/BA).

O serviço já conta com um posto do SineBahia, ligado à SETRE, desde o final de junho, para promover a intermediação para o trabalho e resolver questões de seguro-desemprego. Essa instalação, na etapa piloto do projeto, priorizou a recolocação dos trabalhadores que acionam a Justiça do Trabalho, a maioria desempregados.

Dos novos serviços que serão prestados destacam-se atendimentos, pela SRT/BA, em seguro- desemprego, Rais/Caged, Empregador Web, consulta ao abono salarial, denúncias e orientação sobre mediação trabalhista, acordos e convenções coletivas.

Pelo SENAI, formação profissional e informações; e pelo SENAC, matrícula em cursos e banco de oportunidades. Pelo MPT, denúncias, pedidos de mediação, cadastro de órgãos e entidades, protocolo eletrônico e inscrições em processos seletivos; e pelo INSS, emissão de extratos e comprovantes previdenciários, preparação e instrução de requerimentos e informações sobre os serviços digitais.

A Justiça do Trabalho também remodelou o atendimento ao público para ampliar os serviços prestados.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!