A Azul foi classificada pela Cirium, empresa focada em análise de dados de aviação, como a mais pontual do mundo em julho e, por consequência, conforme Gabriel Benevides, da Aeroflap, a companhia mais pontual da América Latina.
Segundo o relatório “The Airline On-Time Performance Report”, a Azul teve um índice de pontualidade de 89,02% no ranking global “The most on-time Global Airlines – Mainline”, ocupando a liderança e ficando à frente de companhias aéreas das cinco regiões analisadas – Ásia e Pacífico, América do Norte, Europa, África e Oriente Médio e América Latina.
Na América Latina, a Azul também se destacou com 89,50% de pontualidade – liderança que ocupou por cinco vezes neste ano – no ranking “The most on-time Latin America Airlines – Mainline”. O estudo ainda destacou que a companhia vem melhorando seus índices mês após mês – em Junho, a empresa já havia se destacado como a mais pontual da região com 89,36%; em Maio, o índice era de 87,50%.
O relatório de pontualidade da Cirium para companhias aéreas é a análise mais antiga do setor e monitora voos de empresas dos cinco continentes. A análise leva em conta informações de mais de 600 fontes de voos em tempo real, aeroportos, sistemas de distribuição global, dados de posição e autoridades de aviação civil, além das próprias companhias aéreas. Um voo é considerado pontual quando a aeronave chega ao portão de desembarque com menos de 15 minutos do horário estimado. Ao todo, o levantamento avaliou mais de 300 mil voos em todo o mundo, sendo 131 mil na América Latina.
Atualmente, a Azul opera cerca de 900 voos diários para mais de 150 destinos no Brasil e no exterior, em mais de 240 rotas conectando cidades de todo o país e destinos internacionais.