sexta-feira 22 de novembro de 2024
Por mais que o projeto ainda pareça estar numa fase inicial, a Rússia já mostrou um pouco daquilo que poderá vir a ser a sua própria estação (Crédito: Reprodução/Divulgação)
Home / Mundo / MUNDO / Governo da Rússia já está desenhando a sua própria estação espacial
quarta-feira 17 de agosto de 2022 às 07:19h

Governo da Rússia já está desenhando a sua própria estação espacial

MUNDO, NOTÍCIAS


O governo da Rússia já declarou conforme a revista IstoÉ, que está preparando a sua colaboração espacial e que abandonará a Estação Espacial Internacional (EEI) até 2028. Esta decisão surge depois do desencadear da guerra na Ucrânia e das próprias posições tomadas contra o regime de Vladimir Putin.

O país estaria, portanto, definindo a sua estratégia para não perder a corrida espacial e já tem o modelo criado para a nova estação espacial russa.

Por mais que o projeto ainda pareça estar numa fase muito inicial de desenvolvimento, a Rússia já mostrou um pouco daquilo que poderá vir a ser a sua própria estação espacial, depois de abandonar a EEI (ISS – International Space Station, em Inglês).

A agência espacial Roscosmos, da Rússia, compartilhou um modelo da futura estação, apelidada de ROSS pela imprensa controlada pelo Estado.

A instalação orbital seria lançada em duas fases. Inicialmente, com quatro módulos, sendo depois expandida para seis com uma plataforma de serviços. O projeto acomodaria quatro pessoas em viagens rotativas e, supostamente, ofereceria melhor monitoramento a partir da Terra do que a Rússia recebe da EEI atualmente.

Apesar desta divulgação, a Roscosmos não forneceu datas, e a imprensa do estado afirma que a primeira fase será lançada entre 2025 e 2030, o que é um prazo relativamente longo, considerando que em 2028 deverá abandonar de vez as missões na EEI. A segunda chegaria entre 2030 e 2035.

A Roscosmos anunciou a sua saída da ISS em julho em resposta às sanções do Ocidente e outras medidas após a invasão da Ucrânia pela Rússia em fevereiro. Na verdade, inicialmente, era apontado o ano de 2024 para a saída, mas a Rússia afirmou que só o pretendia fazer em 2028. Olhando para as previsões de lançamento da ROSS parece agora que este ano faz mais sentido.

Veja também

Sudene aprova liberação de recursos do FDNE para parques eólicos no Nordeste

A Sudene autorizou o pagamento de novas parcelas de financiamento, através do Fundo de Desenvolvimento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!