A economia do Japão voltou a atingir níveis pré-pandemia no 1º trimestre do ano fiscal japonês, que vai de abril a junho de 2022. O crescimento foi de 0,5% em comparação com os 3 meses anteriores. Segundo o Poder 360, os analistas previam expansão de 0,6% no período.
Ajustada pela inflação, porém, a 3ª maior economia do mundo cresceu mais no período do que no último trimestre de 2019, antes do início da pandemia. Essa foi a 1ª vez que isso aconteceu desde que começaram os surtos de covid, no início de 2020.
Em base anualizada, expansão foi de 2,2%. A informação foi publicada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (Esri, na sigla em inglês), na noite de domingo (14) em Brasília –manhã desta segunda-feira (15) em Tóquio.
A alta do consumo foi de 1,1% em relação ao trimestre anterior. Índice foi impulsionado pelo fim das restrições contra a covid-19, que levaram os japoneses de volta às lojas e restaurantes. A expectativa é que o consumo privado continue fortalecendo a economia do Japão no próximo trimestre.
Ao contrário de outras potenciais mundiais que sofrem com a escalada de preços, a inflação no Japão está em cerca de 2%.
As exportações também cresceram. Alta foi de 0,9% no trimestre até junho em relação ao período anterior.