sábado 11 de janeiro de 2025
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Home / NOTÍCIAS / Câmara dos Deputados poderá ter bancada trans
segunda-feira 15 de agosto de 2022 às 06:29h

Câmara dos Deputados poderá ter bancada trans

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A equipe de campanha da vereadora de Belo Horizonte e candidata a deputada estadual de Minas Gerais, Duda Salabert (PDT), define a contratação de escolta e carro blindado. Mulher transgênero, ela sofreu ameaça de morte de um grupo neonazista, logo que anunciou sua candidatura. O caso está sob investigação.

“Esse esquema de segurança é muito caro. Isso respinga no processo eleitoral, uma vez que parte do dinheiro que eu receber de campanha vou ter que destinar a segurança. Isso me coloca em desvantagem em relação a outros candidatos”, afirmou Duda Salabert, que ainda não tem definido o valor a receber do fundo partidário.

Não é a primeira ameaça que a candidata recebe. Quando foi eleita vereadora, em 2020, recebeu três ameaças de morte, também de um grupo neonazista. Por pressão desse grupo, que ameaçou assassinar crianças no Colégio Bernoulli, onde lecionava, Duda Salabert foi demitida da instituição.

A vereadora observou que há 13 anos consecutivos, o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais, segundo relatório do Transgender Europe (TGEU), que monitora dados levantados por instituições trans e LGBTQIA+. Em 2021, foram 125 assassinatos no país. “Quando há inúmeras violências contra nossa identidade, isso exige maior participação nossa no espaço político institucional, porque é um espaço que promove mudanças”, disse a candidata.

Mesmo com parte do orçamento comprometido com segurança, Duda Salabert acredita que terá grande votação no Estado. Em 2020, foi a vereadora mais votada da história da capital mineira, eleita com 37.613 votos, e a primeira transexual eleita em Belo Horizonte. Em 2018, foi a primeira mulher trans a concorrer ao Senado e a quarta mulher mais votada no Estado, com 351.874 votos.

“Mais votos que o Aécio [Neves, do PSDB] vou ter, com certeza”, disse. Nas pesquisas eleitorais, o deputado tucano era o nome mais citado para concorrer ao Senado, antes de anunciar que tentará a releição. Duda Salabert pensou em tentar uma vaga no Senado, mas mudou de ideia após a aliança firmada entre o PDT e o PSDB.

Veja também

Jovem viraliza ao ser aprovada no vestibular para medicina após dez anos tentando

Em 2025, Ana Laura Ramazotti iniciaria seu 10º ano de cursinho em busca de uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!