terça-feira 24 de dezembro de 2024
Home / DESTAQUE / China anuncia ampliação de região e estende exercícios militares em Taiwan até setembro
domingo 7 de agosto de 2022 às 07:57h

China anuncia ampliação de região e estende exercícios militares em Taiwan até setembro

DESTAQUE, MUNDO, NOTÍCIAS


A China anunciou neste domingo (7) que vai conduzir mais exercícios militares, desta vez na parte sul do Mar Amarelo e no Mar de Bohai, perto da Coreia do Sul. Segundo o jornal The Washington Post, que cita a Administração Marítima de Pequim, as manobras militares no Mar de Bohai começam já nesta segunda-feira (8) e deverão estender-se até 8 de setembro, enquanto os exercícios no Mar Amarelo deverão decorrer até ao próximo dia 15 de agosto.

A informação foi anunciada pelo Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação do Povo Chinês, que adiantou, através da plataforma Weibo, que vai continuar realizando exercícios militares marítimos e aéreos ao redor de Taiwan, concentrando-se em lançamentos de mísseis de longo alcance contra alvos aéreos.

Entretanto, a China anunciou que, partir de agora, vai conduzir exercícios militares “regulares” no lado leste do Estreito de Taiwan, noticiou a Reuters.

O anúncio surge no dia em que estava previsto o fim dos exercícios militares chineses em torno de Taiwan, que se prolongam há quatro dias, e que surgem na sequência da visita da líder da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, à ilha autónoma, à revelia de Pequim.

O Ministério dos Transportes taiwanês anunciou, entretanto, a retoma progressiva de voos comerciais no seu espaço aéreo, mas acrescentou que as aeronaves e os navios vão continuar a ser direcionados para longe dos exercícios militares chineses ao longo da sua costa.

Citado pelo The Guardian, o Ministério da Defesa da China anunciou que os exercícios militares decorreram tal como planeado no mar e nos espaço aéreo ao norte, sudoeste e leste de Taiwan, tendo como objetivo “testar as capacidades” dos seus sistemas de ataque terrestre e marítimo.

O terceiro dia de exercícios militares chineses ficou marcado pelo alerta do Ministério da Defesa taiwanês de uma possível simulação de um ataque em direção a Taipé. Isto depois de o ministério ter detetado a presença de vários aviões militares e navios da armada chinesa junto ao Estreito de Taiwan, uma linha imaginária que funciona como uma fronteira não oficial, mas tacitamente respeitada entre a China e Taiwan durante as últimas décadas.

A presença de aviões militares e navios chineses fez soar os alarmes em Taiwan, que emitiu alertas, destacou patrulhas aéreas e navais, e ativou os sistemas de mísseis terrestres. “Os nossos militares emitiram avisos, enviaram patrulhas aéreas de combate e embarcações navais, e ativaram sistemas de mísseis terrestres em resposta à situação”, disse o ministério, em comunicado.

EUA acusa Pequim de tentar “mudar o status quo” com exercícios “provocadores”

Um porta-voz da Casa Branca disse que a China está tentando “mudar o status quo” através destes exercícios militares: “Estas atividades representam uma escalada significativa nos esforços da China para mudar o status quo. São provocadoras, irresponsáveis e aumentam o risco de um erro de cálculo.”

As manobras militares conduzidas por Pequim “também vão contra o nosso objetivo de longa data de manter a paz e estabilidade em todo o Estreito de Taiwan”, acrescentou.

A China, que chamou à visita de Pelosi uma “farsa” e uma “deplorável traição”, reivindica a soberania sobre a ilha e considera Taiwan uma província separatista desde que os nacionalistas do Kuomintang se retiraram para o local em 1949, após perderem a guerra civil contra os comunistas.

Taiwan descreveu a presença militar da China como um “bloqueio”, e a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, classificou mesmo de “irresponsável” a “ameaça militar deliberadamente elevada” da China.

Veja também

Bolsas da Europa operam em alta modesta, em dia de pregão mais curto antes do feriado de Natal

As bolsas europeias operam em alta modesta na manhã desta terça-feira (24), em dia de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!