Se depender da vontade do cacique nacional do PDT, o ex-ministro Carlos Lupi, a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, será anunciada nesta sexta-feira (5) para compor a chapa de Ciro Gomes na disputa presidencial. Ontem à tarde, Lupi garantiu ao deputado federal Félix Mendonça Júnior, presidente do partido na Bahia, que Ana Paula tem sua preferência para ocupar a vaga de vice de Ciro. Durante a conversa, pediu a Félix que sondasse a pedetista sobre a probabilidade. Em resposta, Ana Paula manifestou total interesse em assumir a candidatura e disse estar pronta para se dedicar inteiramente à campanha pela Presidência da República. De imediato, ela foi incluida na lista final de nomes para escolha de Ciro.
À noite, Lupi e Ciro se encontraram, diz a coluna Satélite, do Correio, para avaliar o perfil de cada um dos cotados ao posto. Na manhã de hoje, a Executiva Nacional do PDT se reúne em São Paulo para definir quem será o vice. A chapa completa será anunciada nesta sexta-feira, em coletiva prevista para 13h na sede da sigla, em Brasília.
Lupi revelou ainda a Félix que defenderia pessoalmente a vice-prefeita da capital para a vaga, durante o encontro da cúpula do PDT. Inicialmente, a tendência era escolher uma liderança feminina do partido no Sudeste, como estratégia para dar maior pluralidade regional e de gênero à chapa, já que Ciro é nordestino. No entanto, Lupi ponderou que a Bahia é o quarto maior colégio eleitoral do Brasil e que, entre as mulheres da sigla com potencial de agregar valor à campanha, Ana Paula soma os atributos ideais.