A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, deve chegar a Taipei ainda nesta terça-feira (2), disseram pessoas informadas sobre o assunto, já que vários aviões de guerra chineses voaram perto da linha mediana que divide o Estreito de Taiwan, informa a Reuters.
A China alertou repetidamente contra a ida de Pelosi a Taiwan, e os Estados Unidos disseram na segunda-feira que não seriam intimidados pelo “chacoalhar de sabre” chinês sobre a visita.
Além dos aviões chineses voando perto da linha mediana entre a parte continental e a ilha, vários navios de guerra chineses permaneceram perto da linha divisória não oficial desde segunda-feira.
Uma aeronave chinesa realizou repetidamente movimentos táticos de “tocar” brevemente a linha mediana e circular de volta para o outro lado do estreito na manhã desta terça-feira, enquanto aeronaves taiwanesas estavam de prontidão nas proximidades.
Em um comunicado na terça-feira, o Ministério da Defesa de Taiwan disse que tem total conhecimento das atividades militares perto de Taiwan e enviará forças apropriadamente em reação a “ameaças inimigas”.
As respostas de Pequim à visita de Pelosi, considerada uma provocação, podem incluir o lançamento de mísseis perto de Taiwan, atividades aéreas ou navais em larga escala.