segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Datafolha: a pergunta que fez eleitores de Lula e Bolsonaro concordarem plenamente
segunda-feira 1 de agosto de 2022 às 18:33h

Datafolha: a pergunta que fez eleitores de Lula e Bolsonaro concordarem plenamente

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Embora em lados radicalmente opostos na polarização política que vem marcando o período da pré-campanha de 2022, eleitores dos pré-candidatos a presidente Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm impressões muito semelhantes segundo Flávio Tabak , do jornal O Globo, sobre o trabalho dos senadores e deputados federais.

Independentemente de o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), estar apoiando abertamente Bolsonaro e ter inclusive vestido uma camiseta com o nome do presidente na convenção do PL no último dia 24 de julho, apenas 15% dos entrevistados pelo último Datafolha e que pretendem votar no presidente avaliam o trabalho do Congresso como ótimo ou bom. Entre os que preferem Lula, o número é 11%, em empate dentro da margem de erro para ruim/péssimo.

Se apoiadores de Lula e Bolsonaro discordam em quase tudo, este definitivamente não é o caso das opiniões sobre o Congresso. Para 48% dos que escolhem Lula para presidente, o trabalho de deputados e senadores é regular; entre os que preferem o presidente reeleito, 44%. E, em ambos os grupos, 37% consideram a atuação do Congresso ruim ou péssima. Se considerada a margem de erro, todos os resultados entre eleitores dos dois são exatamente os mesmos em relação ao Congresso.

Pesquisa Datafolha avaliação do Congresso — Foto: Arte

No recorte por renda, os que ganham mais de dez salários mínimos como renda mensal familiar são os que mais rejeitam o trabalho do Congresso: 54% consideram ruim ou péssimo. Na faixa dos com menos renda (até dois salários) até o grupo dos com ganhos de cinco a dez salários, o ruim ou péssimo varia de 35% a 46%, em aparente equilíbrio. O ótimo/bom do Congresso é baixo em todos os estratos de renda, ligeiramente superior entre os que estão na base da pirâmide social (14%, até dois salários como renda mensal), indo até 5%, entre os que ganham mais de dez salários.

Contratado pela ‘Folha de S.Paulo’, o Datafolha entrevistou, nesta quarta e quinta-feira, 2.556 eleitores em 183 municípios de todas as regiões do país. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01192/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!