A inflação nos Estados Unidos medida pelo Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal (PCE) subiu novamente, acumulando uma alta de 6,8% nos 12 meses encerrados em junho, segundo dados do Departamento de Comércio. Segundo a CNN, esse valor é o maior desde 1982.
Na comparação com o mês anterior, a alta foi de 1%. Em maio, o PCE teve alta de 0,6% na comparação mensal, com um acumulado de 6,3%.
O núcleo do indicador, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, veio levemente acima do esperado pelo mercado, com alta de 0,6% na comparação mensal ante as projeções de 0,5%. Com isso, o acumulado em 12 meses foi de 4,8%, ante 4,7% em maio.
O núcleo do PCE é usado como referência pelo Federal Reserve para determinar elevações de juros.
Além do PCE, outro indicador importante de inflação é o Índice de Preços ao Consumidor (CPI). Os dois são medidos por agências governamentais diferentes e possuem cestas de produtos medidas distintas, o que leva a números diferentes entre eles.
Em junho, o CPI atingiu um acumulado em 12 meses de 9,1%, o maior valor desde 1981. Na comparação com maio de 2022, o avanço foi de 1,3%, também maior que o esperado pelo mercado.