sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / DESTAQUE / Bolsonaristas viram boas notícias no Datafolha
sexta-feira 29 de julho de 2022 às 09:48h

Bolsonaristas viram boas notícias no Datafolha

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2022, NOTÍCIAS


A campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro  (PL) viu uma boa notícia no levantamento do Datafolha desta última quinta-feira (28): o crescimento das intenções de voto no presidente entre o eleitorado feminino – e a diminuição de sua rejeição entre as mulheres.

De acordo com o novo levantamento, Bolsonaro tem agora 27% das intenções de voto das eleitoras, o que significa um crescimento de seis pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. Mesmo assim, a pesquisa indica que, considerando o universo total de eleitores brasileiros, Lula tem chances de liquidar a disputa já no primeiro turno.

Dentro da campanha à reeleição de Bolsonaro, a avaliação é a de que a crescida do presidente entre as mulheres está relacionada ao maior destaque em seus discursos a medidas de impacto social , como a ampliação do Auxílio Brasil de R$ 400 para R$ 600.

“O presidente ajustou o discurso, está falando mais com as mulheres e crescendo fora da bolha”, avalia um interlocutor de Bolsonaro. Também ajudou a exposição midiática com a participação da primeira dama Michelle Bolsonaro na convenção que confirmou a candidatura do presidente à reeleição, no último domingo.

Em um discurso com forte tom religioso, Michelle destacou no evento legislações sancionadas por Bolsonaro que beneficiaram mulheres, incluindo as do Nordeste, região onde o presidente amarga seus piores índices de aprovação.

As mulheres representam 53% do eleitorado brasileiro. Apesar do crescimento de Bolsonaro, Lula ainda tem uma larga vantagem entre esse eleitorado, liderando com 46% nesse segmento.

O chefe do Executivo sofreu pressão de aliados para escolher uma mulher – a ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina – como companheira de chapa, o que poderia criar um fato novo e chacoalhar a disputa contra Lula (PL) ainda mais.

Agora, segundo o jornal O Globo, a expectativa de bolsonaristas é a de que os efeitos da ampliação do Auxílio Brasil só sejam mais sentidos no final de agosto, coincidindo com o início do horário eleitoral na TV, quando o presidente pretende desenterrar escândalos de corrupção da Lava Jato para abalar a imagem do adversário.

O Datafolha também mostrou que entre os mais pobres, o chefe do Executivo ganhou três pontos percentuais, uma oscilação dentro da margem de erro.

Veja também

STF prevê julgar Bolsonaro sobre golpe em 2025 para evitar calendário eleitoral de 2026

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) avaliam que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!