Uma empresa de Rio das Pedras, no interior de São Paulo, decidiu adotar a jornada de seis horas de trabalho para seus colaboradores.
A empresa reduziu a carga horário sem diminuir os salários dos funcionários e, como efeito da redução, percebeu um aumento de 25% na produtividade da equipe.
A ideia, que já vinha sendo analisada pela diretoria da Solpack Agronet, foi colocada em prática em 2020. Os primeiros funcionários “sortudos” faziam parte da linha de produção. A empresa produz sacos plásticos para frutas e telas para sombreamento para agricultura e uso decorativo.
De acordo com a diretora da empresa, Alda Maria Car, sempre que ela visitava a fábrica, percebia o cansaço dos colaboradores e isso a incomodava. “Às vezes eu chegava e via um funcionário com suor embaixo do braço na camiseta e pensava ‘nossa, essa pessoa está morrendo de trabalhar'”, afirmou Alda.
A empresa, que antes trabalhava em três turnos de oito horas, com a redução da jornada de trabalho, adicionou um quarto turno e, com isso, foi possível fazer com que os funcionários trabalhassem apenas seis horas por dia.
Após dois anos da redução de horário da linha de produção, a empresa ressalta os resultados positivos que as mudanças trouxeram. Este ano, por exemplo, a mudança alcançou também os setores administrativos.