No dia em que o PT confirmou oficialmente a chapa Lula-Alckmin para o Palácio do Planalto, nova pesquisa traz uma excelente notícia para o partido no berço eleitoral de Jair Bolsonaro (PL).
Rodada do IPEC divulgada nesta quinta-feira (21) revela que, no Rio de Janeiro, Lula tem 41% das intenções de voto no primeiro turno, contra 34% do atual presidente, que sofre em seu reduto político.
Como já havia publicado a coluna de Matheus Leitão, na Veja, outros institutos apontam para o mesmo quadro em solo carioca, com o petista liderando sobre Bolsonaro em todos os cenários.
É que quando se trata do questionamento chamado de espontânea, aquele em que os candidatos não são apresentados para os entrevistados, Lula tem 35% e o atual presidente, 30%.
Em um eventual segundo turno, o ex-presidente também vence, neste caso com uma vantagem de oito pontos percentuais: 47% a 39%.
A única notícia ruim para o petista na pesquisa é que Marcelo Freixo, candidato apoiado pelo PT ao governo do estado, está com 14%, enquanto Cláudio Castro, com aval de Bolsonaro, tem 20%.
O Ipec foi fundado por antigos executivos do Ibope e “herdou” a metodologia do antigo instituto.