O ex-presidente Donald Trump e seus três filhos mais velhos compareceram a uma igreja em Nova York na quarta-feira (20) para se despedir de sua primeira esposa e mãe, Ivana Trump, que morreu na semana passada aos 73 anos após uma queda em casa. Don Jr., Ivanka e Eric Trump, seus respectivos cônjuges e filhos, participaram com seu pai e sua atual esposa Melania no velório, em Manhtatan.
Donald Trump e sua esposa Melania, em luto profundo como o resto dos participantes, entraram na igreja por uma porta lateral, verificou um fotógrafo da AFP, cercados por fortes medidas de segurança. No interior, Eric Trump lembrou aos participantes que sua mãe, uma modelo, uma esquiadora de classe mundial nascida na Checoslováquia sob o regime comunista, havia sido “a personificação do sonho americano” e uma “força da natureza”, segundo relatos do Correio de Nova York.
“Ela era uma mulher maravilhosa, linda e incrível que levou uma vida ótima e inspiradora”, escreveu Donald Trump, 76 anos, em seu post nas redes sociais depois de saber da morte de sua ex-mulher. “Seu orgulho e alegria eram seus três filhos, Donald Jr, Ivanka e Eric. Ela estava tão orgulhosa deles, como todos nós estávamos tão orgulhosos dela. Descanse em paz Ivana!”
O ex-inquilino da Casa Branca destacou a vida “formidável” dessa “trabalhadora incansável”, “bonita por dentro e por fora”, como disse à colunista do New York Post Cindy Adams
Ivana Zelníčková, seu nome de solteira, casou-se com o então empresário da construção civil em 1977, pouco depois de chegar do Canadá, onde morava depois de deixar a Checoslováquia.
Na década de 1980, os Trumps eram um dos casais mais proeminentes de Nova York, com seus estilos extravagantes, em especial ela, exibindo a ostentação da década com penteados volumosos e joias enormes.
O casal se separou em 1992 supostamente por causa do caso extraconjugal de Donald Trump com a atriz Marla Maples, transformando o divórcio em um espetáculo que encantou os tablóides de Nova York.
Após o divórcio, Ivana Trump teve uma carreira empresarial de sucesso, abrangendo moda, joias, produtos de beleza e publicação ativa de livros. Ela foi casada quatro vezes, uma antes de conhecer Donald Trump e duas após o divórcio