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quarta-feira 13 de julho de 2022 às 15:18h

Setor empresarial, sociedade civil e parlamentares lançam agenda de propostas para as eleições

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MBC e Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo apresentaram 12 Compromissos para um Brasil Competitivo, construídos a partir da visão do setor produtivo e da sociedade civil organizada

O Movimento Brasil Competitivo (MBC) e a Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo l(FPBC) lançaram, nessa terça-feira (12), na Câmara dos Deputados, em Brasília, uma agenda de propostas para as eleições. Assinado por 46 entidades do setor empresarial e da sociedade civil organizada, os “12 Compromissos para um Brasil Competitivo” apresentam diagnósticos, metas e propostas para o País reduzir o Custo Brasil e retomar a trajetória de crescimento, com emprego, renda e competitividade. O lançamento teve a presença de empresários, parlamentares e representantes de entidades e associações dos mais diversos setores, que apoiaram a agenda de propostas.

O documento construído a partir da visão do setor produtivo e da sociedade civil inclui o acesso a crédito, a simplificação tributária e regulatória, a modernização da legislação trabalhista para criação de empregos formais e a integração com a economia global. Os compromissos também abrangem a diversificação da matriz logística nacional e a reorganização da matriz energética para diminuir o custo da energia e o risco de desabastecimento, além de abordar o acesso à educação profissional e tecnológica, a ampliação e atualização da infraestrutura digital, a ampliação da eficiência do serviço público brasileiro a partir da transformação digital e a melhoria do ambiente para a pesquisa, desenvolvimento e inovação. Outro ponto prioritário é o avanço das políticas públicas de promoção da sustentabilidade e a melhoria das regulações ambientais.

A agenda de propostas será levada aos candidatos ao Executivo e Legislativo dos mais diversos partidos e estados, para que sirva de subsídio para que os políticos adotem algumas dessas propostas como pauta de discussão com a sociedade, ao longo das eleições deste ano.

O empresário Jorge Gerdau, presidente do Conselho Superior do MBC, destacou o potencial que as propostas têm de contribuir efetivamente para a redução do Custo Brasil, estimado em R$ 1,5 trilhão – mais de 20% do PIB Nacional. “Estes 12 compromissos representam a união do setor produtivo e da sociedade civil em torno de uma agenda comum e prioritária para o Brasil. A busca pelo aumento da competitividade não é de um setor ou de outro, deste ou daquele governo; é o caminho para a qualidade de vida de todos os cidadãos. Com a articulação desses diversos atores em torno de uma pauta clara e conjunta, acreditamos que o País tem a chance de superar desafios econômicos e sociais”, defendeu Gerdau, que ainda destacou que o principal impacto do Custo Brasil elevado está na geração de empregos.

O deputado federal Alexis Fonteyne, presidente da FPBC, apresentou os 12 Compromissos e destacou a importância de o debate sobre a redução do Custo Brasil e do aumento da competitividade estarem na agenda nacional, nas discussões durante e depois das eleições, nos poderes Executivo e Legislativo, na sociedade e no setor produtivo. “Queremos levar boas ideias aos candidatos, nestas eleições, para que eles levem as discussões para seus eleitores. Um trabalho cuidadoso, meticuloso, com diagnósticos, metas e propostas em diversas áreas econômicas e sociais. Queremos contribuir com o debate nacional e mostrar à população que o Brasil tem jeito”, disse o parlamentar.

O CEO da Toyota no Brasil e integrante do Conselho Empresarial do Programa de Redução do Custo Brasil do MBC, Raphael Chang, falou da responsabilidade do setor produtivo em contribuir para o aumento da competitividade brasileira. “O setor empresarial também é responsável por transformar o Brasil em um país melhor. Cada vez mais, o mundo está globalizado, e o Brasil está inserido nesse mundo global. O mercado brasileiro é gigantesco, mas temos a oportunidade de conquistar os mercados que estão fora. Atrair mais investimentos significa gerar mais emprego e renda para os brasileiros”, defendeu o empresário.

MBC

O MBC é uma organização sem fins lucrativos, com 20 anos de existência, que representa o setor produtivo e visa contribuir para o aumento da competitividade do Brasil. Desenvolve projetos para resolução de problemas nacionais, mobilizando atores públicos e privados. Trabalha para disseminar conceitos e propor soluções de governança e gestão pública, ampliar a transformação digital, reduzir o Custo Brasil e contribuir para a melhoria da qualidade da educação.

Frente

Frente Parlamentar Mista Pelo Brasil Competitivo é um ambiente para que agentes políticos, governos, iniciativa privada e sociedade civil possam discutir e avançar em soluções para a melhoria da competitividade brasileira.

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