Pesquisa quantitativa realizada pela Real Time Big Data mostra o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, do partido União Brasil, à frente nas intenções de voto para o governo do Estado. Como 56%, o candidato possui larga vantagem diante dos adversários Jerônimo Rodrigues (PT), 18%, João Roma (PL) com 10% e Kleber Rosa do PSOL com 1%. Giovani Damico (PCB) não pontuou. Branco e nulos somam 7% e não souberam responder, 8%.
O levantamento ainda aponta o índice de rejeição dos candidatos. O petista Jerônimo Rodrigues e João Roma, do PL, estão tecnicamente empatados com 30% de rejeição. Kleber Rosa (PSOL) tem 20%, seguido de Giovani Damico (PCB), 18%, e de ACM Neto, 17%.
Segundo Lucas Thut Sahd, diretor da Real Time Big Data, por meio de uma pesquisa eleitoral de qualidade e isenta é possível identificar as tendências em um cenário tão polarizado, “pois mesmo sendo estimativas, os dados podem ajudar tanto a população na autocrítica em relação ao voto, quanto os próprios candidatos na identificação e correção de pontos falhos”.
A pesquisa entrevistou por telefone 1.500 eleitores da Bahia entre os dias 6 e 7 de julho. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número BA-02884/2022.
Sobre a Real Time Big Data
A Real Time Big Data é um instituto de pesquisa composto por uma equipe profissional multidisciplinar de reconhecida experiência nacional e internacional, que se destaca pela agilidade, clareza e confiabilidade de suas pesquisas. Com experiência no mercado, tem o objetivo de fornecer dados e análises para auxiliar a tomada de decisões de empresas, instituições, agentes públicos e organizações do terceiro setor, apoiando-os por meio de elaboração pesquisa de opinião, sondagens sobre hábito de consumo, monitoramento de políticas públicas, levantamento de tendência de mercado e auditorias de imagem.