Um “gato” de energia foi flagrado em uma unidade de rede de fast food, no bairro de Itapuã, em Salvador. A irregularidade foi encontrada no sábado (9) pela Polícia Civil e agentes da distribuidora Neoenergia Coelba, durante uma ação conjunta na capital baiana. O nome do estabelecimento não foi divulgado.
Homens são presos suspeitos de invadir escola na BA e roubar equipamentos de informática
A distribuidora desativou a ligação irregular e informou que outras sete unidades da mesma rede, em cinco municípios baianos, foram flagradas furtando energia.
A Neoenergia Coelba detalhou que o estabelecimento foi mapeado pela distribuidora após operação de combate ao furto de energia realizada em todo estado, que tinha como foco estabelecimentos comerciais do ramo alimentício.
O “gato” era utilizado para o fornecimento de energia dos estabelecimentos, sem a medição do consumo. Na operação foram recuperados 450 mil quilowatt-hora (kWh) de energia, o suficiente para abastecer mais de quatro mil residências durante um mês.
Para identificar as unidades como possíveis consumidoras irregulares, a distribuidora utiliza softwares associados a sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica na rede de distribuição, auxiliando as ações de investigação em campo. Esses sistemas permitem uma maior assertividade das operações de combate ao furto de energia. A empresa ainda informou que participaram da ação,14 técnicos e eletricistas da distribuidora, além de profissionais da Polícia Civil e da Polícia Técnica.
Crime e denúncias
A distribuidora reforça que os “gatos” representam riscos para a segurança. Além disso, o furto de energia prejudica o fornecimento de energia da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia.
A Neoenergia reforça que o apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.