O general Gonçalves Dias, que ficou conhecido como a “sombra” de Lula em seus dois mandatos presidenciais, voltou a fazer parte da equipe de segurança do petista, conforme Bela Megale, do O Globo. A segurança do ex-presidente, em meio à escalada da tensão e episódios de violência na pré-eleição, é uma das principais preocupações da campanha e do PT.
Chamado de GDias, o general da reserva passou a dividir a coordenação da segurança de Lula com Valmir Moraes, chefe da segurança desde 2011. GDias, no entanto, não será mais o “sombra”. Na época em que carregava esse apelido, o militar acompanhava o petista em todos os deslocamentos, de compromissos oficiais a programas mais amenos, como pescaria.
Hoje, sua função é cuidar dos eventos externos da campanha. Com isso, a equipe de Moraes fica focada na segurança pessoal de Lula e nas ações do dia a dia. O reforço chegou há cerca de dois meses, quando a candidatura de Lula foi oficializada em um grande evento em São Paulo.
Aliados do petista veem que chegada de um general para reforçar o time também é um ato simbólico. A avaliação feita por integrantes da campanha é que a atuação de GDias melhorou muito a segurança dos eventos e trouxe novas táticas de inteligência. GDias ajudou, com Moraes e a equipe jurídica, na escolha dos membros da Polícia Federal que foram destacados para acompanhar Lula a partir de agosto.