sábado 23 de novembro de 2024
O ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL): menor diferença histórica entre pré-candidatos na XP/Ipespe //Reprodução
Home / DESTAQUE / Bolsonaro empata com Lula no Sul e reduz diferença no Nordeste; veja evolução
sábado 25 de junho de 2022 às 14:05h

Bolsonaro empata com Lula no Sul e reduz diferença no Nordeste; veja evolução

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2022, NOTÍCIAS


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), lideram a corrida eleitoral para a Presidência em 2022.

Abaixo, veja como os dois estão evoluindo nas intenções de voto espontâneas em cada região do país, segundo as últimas pesquisas Datafolha —não é possível comparar as respostas estimuladas porque os pré-candidatos mudaram ao longo do tempo.

A rodada mais recente indica que, neste mês, houve uma oscilação negativa de Lula no Sul (de 36% para 31%) e uma oscilação positiva de Bolsonaro no Nordeste (de 15% para 18%), mas todas dentro das margens de erro. Já as variações no Sudeste e no Centro-Oeste/Norte foram menores.

Em maio, a diferença entre Lula e Bolsonaro era de 11 pontos no Sul. Agora é de 3 pontos, ou seja, em situação de empate técnico. Já no Nordeste, a diferença a favor do petista passou de 34 para 30 pontos percentuais entre uma pesquisa e outra.

Ainda assim, o ex-presidente continua apresentando melhor desempenho no Nordeste (48% ali o escolheriam espontaneamente, ante 37% do total nacional), e Bolsonaro segue angariando votos no Centro-Oeste/Norte, onde os dois agora empatam (32% ali votariam no atual presidente, ante 25% do total).

Para se ter ideia, 43% do eleitorado brasileiro está no Sudeste, 27% está no Nordeste, 15% no Sul e 15% no Centro-Oeste e no Norte, segundo o próprio Datafolha. Essas duas últimas regiões normalmente são somadas para evitar uma margem de erro muito grande.

A última pesquisa foi feita com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, nesta quarta (22) e quinta-feira (23). Ela foi contratada pela Folha e está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-09088/2022.

A margem de erro total do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou menos. Mas na segmentação por região ela muda para: Sudeste (3 pontos), Nordeste (3,8 pontos), Norte e Centro-Oeste (4,9 pontos) e Sul (5,2 pontos).

Veja também

Após extensa agenda em Londres, Débora Régis diz: “Vamos tirar a cidade do atraso”

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), retorna nesta sexta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!