domingo 22 de dezembro de 2024
Chanceler israelense, Yair Lapid, e premiê Naftali Bennett participam de leitura preliminar de projeto para dissolver Parlamento
Home / Mundo / MUNDO / Parlamento israelense vota por dissolução em passo para eleição antecipada
quarta-feira 22 de junho de 2022 às 11:27h

Parlamento israelense vota por dissolução em passo para eleição antecipada

MUNDO, NOTÍCIAS


Israel se aproximava nesta quarta-feira (22) de sua quinta eleição em menos de quatro anos depois que parlamentares deram um aceno inicial para dissolver o Parlamento, com um possível retorno do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu já dominando a campanha.

O Knesset votou por unanimidade por uma eleição antecipada em uma leitura preliminar de um projeto de lei que deve ser finalizado na próxima semana, após o qual o ministro das Relações Exteriores Yair Lapid, de 58 anos, assumirá o lugar do primeiro-ministro Naftali Bennett à frente de um governo interino.

Lapid e Bennett encerraram a liderança recorde de Netanyahu um ano atrás, formando uma rara aliança de direitistas, progressistas e partidos árabes, que enfrentou turbulência nos últimos meses em meio a disputas internas. O primeiro-ministro interino designado classificou a próxima eleição como uma batalha entre moderados e extremistas abraçados por Netanyahu.

Netanyahu, agora líder da oposição, celebrou a dissolução do que chamou de pior governo da história de Israel. Ele espera conquistar um sexto mandato.

Quatro pesquisas publicadas na terça-feira apontaram o partido conservador Likud de Netanyahu e seus prováveis ​​aliados nacionalistas e ultra-religiosos na liderança, mas ainda aquém de uma maioria governista no Knesset de 120 assentos de Israel.

Seus rivais em todo o espectro político prometeram impedir o retorno ao poder de Netanyahu, que está sendo julgado por acusações de corrupção que ele nega.

Veja também

Com sete leilões no ano, concessões de rodovias tem melhor marca desde 2007

O governo federal realizou na última quinta-feira (19) o último leilão rodoviário de 2024. Com …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!