Vídeo conta a história do San Martim, time formado apenas por rodoviários e que disputou o campeonato Liga de Várzea
A grande final da 1º Liga de Campeões de Várzea, transmitida pela TV Aratu, afiliada do SBT na Bahia, ocorreu no último dia 12 de junho, e teve o Penharol de Cajazeiras como campeão, após virada em cima do time do Colorado, do Nordeste de Amaralina. Para marcar a primeira edição desse evento, o Grupo Aratu produziu o mini documentário “A união da várzea | Liga dos Campeões de Futebol de Várzea 2022”, que conta a história da formação de um dos times que disputou o campeonato e é inteiramente formado pelos rodoviários de uma mesma empresa: o União San Martim.
Francisco Costa, despachante de uma empresa de ônibus, é o idealizador do time. “Eu ia para os campos de várzea e ficava lá observando, tipo um olheiro. Escolhia os melhores, em sua maioria desempregados. Chamava, levava para os treinos. Dos treinos, levava para a empresa, já fazia os testes, eles passavam nos testes, ingressavam como rodoviários. E fomos criando o time ‘União San Martim. Meu sonho é formar um time competitivo como está hoje”, conta Francisco. O União San Martim é formado por lavadores de ônibus, cobradores, mecânicos, motoristas com muita vontade de jogar futebol e vencer. Pude ajudar muitos pais de família ao logo desses 17 anos do time”, diz.
Diego de Jesus, cobrador de ônibus, é um dos jogadores que tiveram a oportunidade de jogar através do olhar de Francisco e teve sua vida transformada. “Já nasci com a bola nos pés. Minha mãe me acompanhava sempre em todos os jogos e era aquela torcedora que gritava, ficava brava”, relembra, emocionado, já que a mãe faleceu recentemente.
“O futebol está tão presente em minha vida que foi, por meio dele, que comecei a trabalhar. Tinha acabado de perder minha esposa, com dois filhos e estava desempregado. Francisco me deu todo o apoio e consegui trabalho na empresa de ônibus e entrei no time. Eu procuro arrebentar e fazer gol, que é o que eu sei fazer de melhor”, conta Diego.
O vídeo pode ser visto no canal do YouTube “Originais Aratu”: A União da Várzea
Pioneirismo e sucesso
“O futebol virou algo forte na emissora e a gente também queria se conectar mais com isso, trazendo para o local”, explicou o Gerente de Jornalismo do Grupo Aratu, Matheus Carvalho.
Para a realização da Liga, iniciativa pioneira no estado, Carvalho recrutou Edson “Gordurinha”, presidente da Liga Salvador Futebol de Várzea. É dele a responsabilidade pela organização dos times e tabela, por exemplo.
“A nossa ligação com o futebol de várzea começa quando a gente brinca de futebol e joga nas comunidades. Em 2004, fundamos a Liga Salvador Futebol de Várzea e, de lá pra cá, estamos fazendo cursos, palestras, competições, torneios em Salvador e região metropolitana”, diz Edson Gordurinha, presidente da Liga.
Jogos ao vivo
Foram cinco grupos, com quatro times cada, totalizando 20 times, 20 domingos e 40 jogos, todos realizados no Sesc Piatã, sempre aos domingos, com times de bairros como Mussurunga, Cajazeiras, Castelo Branco, São Marcos, São Cristovão, Pirajá, além de Simões Filho e outras cidades da região metropolitana.
Num jogaço, o Penharol venceu o Colorado de virada por 3 a 2, no último domingo (12/6), e conquistou o título da Liga dos Campeões de Futebol de Várzea. O título coroou o trabalho do time de Cajazeiras, na competição transmitida integralmente pelo Grupo Aratu, com partidas realizadas no Sesc Piatã.
Grupo Aratu
Ponto de encontro da Bahia, criado para os baianos há 52 anos a partir da estreia da TV Aratu, o Grupo Aratu de Comunicação atua no formato 360º, sendo multimídia, multiplataforma e multiconteúdo. No segmento de publicidade Out Of Home (OOH), detém as empresas Ei! Mídia Exterior, Chaves Outdoor e Brasília Mídia Exterior, sediada na capital de mesmo nome. Já no ramo da notícia, tem o AratuON e a TV Aratu, afiliada do SBT no estado há 24 anos, além do recém-lançado Aratube, plataforma aberta para incentivar produção de conteúdo noticioso e de entretenimento pela população.
A TV é idealizadora do Galinho, grande festival da cultura nordestina que abre os festejos juninos de Salvador para todo o estado, tem uma das principais audiências nas transmissões do SBT Folia e da Copa do Nordeste. Com o propósito do grupo de transformar, o AratuON inova no gerenciamento e produção de conteúdos digitais, integrando TV, site, redes sociais e aplicativo, sendo o retrato do estado e farol da população, com conteúdo 24 horas por dia.