terça-feira 30 de abril de 2024
Iniciativa da audiência é do presidente do colegiado, deputado José de Arimateia (Republicanos), Foto: Ascom ALBA/AgênciaALBA
Home / MEIO AMBIENTE / Comissão de Meio Ambiente da AL-BA realiza hoje audiência em Lauro de Freitas
quarta-feira 15 de junho de 2022 às 09:03h

Comissão de Meio Ambiente da AL-BA realiza hoje audiência em Lauro de Freitas

MEIO AMBIENTE, NOTÍCIAS


A Comissão de Meio Ambiente, Seca & Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa (AL-BA) realiza, nesta quarta-feira (15), logo mais às 14h, uma audiência pública itinerante na cidade de Lauro de Freitas, com o objetivo de discutir os impactos ambientais e suas soluções nas bacias dos rios Joanes, Ipitanga e Pojuca.

O evento, iniciativa do presidente do colegiado, deputado José de Arimateia (Republicanos), será realizado na Faculdade Unime e terá transmissão ao vivo da TV ALBA (https://www.youtube.com/c/TVALBA ).

O Rio Joanes nasce em uma Área de Proteção Ambiental (APA), no município de São Francisco do Conde, no Recôncavo da Bahia, e desemboca na Praia de Buraquinho, na divisa entre Camaçari e Lauro. Dali, seu curso atravessa Camaçari, Simões Filho, São Sebastião do Passé, Candeias e Dias d’Ávila, representado por remanescentes de Mata Atlântica, manguezais, restingas, dunas e cerrados, e está sob forte degradação.

Já o rio Ipitanga possui sua nascente em Simões Filho, passa por Salvador e deságua no rio Joanes em Lauro de Freitas. A barragem do Ipitanga I foi construída em 1931 com o objetivo de abastecer a cidade do Salvador. Ao longo destes anos, o rio está sendo contaminado, o que vem sendo notado pelos moradores da região. O crescimento demográfico e a urbanização, a ocupação por pedreiras de áreas não autorizadas e o lançamento de resíduos e efluentes industriais, são os principais motivos para a contaminação.

Por fim, o Rio Pojuca nasce no município de Santa Bárbara, passa pelos municípios de Coração de Maria, Terra Nova, Pojuca e deságua no Oceano Atlântico, na Praia do Forte. O encontro das águas cria um cenário muito visitado por turistas e moradores do município de Mata de São João, no Litoral Norte da Bahia.

Veja também

A nova picape Caterpillar 2025: uma obra-prima da engenharia automotiva

Picape Caterpillar 2025: Descubra a inovação sobre rodas que está redefinindo o futuro do transporte. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas