terça-feira 19 de novembro de 2024
Foto: ALERJ
Home / NOTÍCIAS / PT reafirma candidatura própria ao Senado no RJ e afasta aliança com Molon
terça-feira 14 de junho de 2022 às 06:14h

PT reafirma candidatura própria ao Senado no RJ e afasta aliança com Molon

NOTÍCIAS, POLÍTICA


A executiva do PT no Rio de Janeiro confirmou, por meio de um documento lançado nesta última segunda-feira (13), que André Ceciliano, presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), será candidato ao Senado pelo partido. A reafirmação freia uma possível negociação e aliança do partido com o PSB em busca de apenas uma candidatura.

Isso porque Alessandro Molon, do PSB, tem apoio do PSOL e da Rede na disputa e aparece a frente de Ceciliano nas pesquisas eleitorais. Na última, divulgada pelo Ipec e contratada pela Associação Rio Indústria, o senador Romário (PL) desponta na liderança na pesquisa estimulada, quando os entrevistados recebem uma lista com o nome dos pré-candidatos. Romário tem 29% das intenções de voto no cenário com mais nomes testados pela sondagem.

Segundo o UOL, o ex-deputado federal Cabo Daciolo (PDT) ficou com 10%; os deputados federais Alessandro Molon (PSB) e Daniel Silveira (PTB), 8% cada um; o deputado estadual André Ceciliano (PT), 6%, e a advogada Luciana Boiteux (PSOL), 4%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, esses cinco pré-candidatos estão tecnicamente empatados em segundo lugar. Brancos e nulos somam 24%, e não sabem ou não responderam, 11%

No Rio de Janeiro, o PT apoia Marcelo Freixo (PSB) para o governo do estado, mas há um movimento dentro do partido para reavaliar o apoio, especialmente se Molon manter sua candidatura para tentar ser senador.

Os dois partidos estão muito alinhadas na candidatura presidencial na chapa Lula-Alckmin. Mas em dois colégios eleitorais importantes, São Paulo e Rio de Janeiro, ainda há impasse e possibilidade do lançamento de duas candidaturas.

Na nota divulgada hoje, o PT do Rio de Janeiro exaltou o próprio crescimento do partido e ações de Ceciliano enquanto deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa.

“Na Alerj, vem atuando pela recuperação econômica do estado, com a aprovação do Supera-RJ, do auxílio emergencial estadual, e lutando pelos direitos dos servidores públicos e dos profissionais da segurança pública, além da defesa das Universidades Estaduais e dos Centros de Pesquisa. Com sua capacidade de articulação, aprovou o Fundo Soberano para investimento em infraestrutura através de recursos provenientes da exploração de Petróleo, que representa um passaporte para o futuro do nosso estado”, lista o partido.

“É por tudo isso que reafirmamos que o pré-candidato ao Senado Federal do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras é o nosso companheiro e presidente da Assembleia Legislativa André Ceciliano”, acrescenta a nota.

Veja também

Flávio Bolsonaro sobre plano contra Lula, Alckmin e Moraes: Pensar em matar alguém não é crime

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e senador, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), escreveu em seu …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!