terça-feira 30 de abril de 2024
Foto: Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Ministro da Defesa da China diz que arsenal nuclear do país é “para autodefesa”
domingo 12 de junho de 2022 às 10:22h

Ministro da Defesa da China diz que arsenal nuclear do país é “para autodefesa”

MUNDO, NOTÍCIAS


A China fez “progresso impressionante” no desenvolvimento de novas armas nucleares, mas só as usará para autodefesa, disse o ministro da Defesa chinês, Wei Fenghe, a delegados no Diálogo Shangri-La neste domingo (12).

Em resposta a uma pergunta sobre relatórios no ano passado sobre a construção de mais de 100 novos silos de mísseis nucleares no leste da China, ele disse que a China “sempre buscou um caminho apropriado para desenvolver capacidades nucleares para proteção de nosso país”.

Ele acrescentou que as armas nucleares exibidas em um desfile militar de 2019 em Pequim – que incluiu lançadores atualizados para os mísseis balísticos intercontinentais DF-41 da China – estavam operacionais e implantadas.

“A China desenvolveu suas capacidades por mais de cinco décadas. É justo dizer que houve um progresso impressionante”, disse ele. “A política da China é consistente. Nós a usamos para autodefesa. Não seremos os primeiros a usar armas nucleares.”

Ele disse que o objetivo final do arsenal nuclear da China é evitar uma guerra nuclear.

“Desenvolvemos capacidades nucleares para proteger o trabalho duro do povo chinês e proteger nosso povo do flagelo da guerra nuclear”, disse ele.

O Departamento de Estado dos EUA no ano passado chamou de preocupação o acúmulo nuclear da China e disse que parecia que Pequim estava se desviando de décadas de estratégia nuclear baseada em dissuasão mínima. Ele pediu à China que se envolva com ele “em medidas práticas para reduzir os riscos de corridas armamentistas desestabilizadoras”.

Veja também

Projeto melhora atendimento de pacientes cardiológicos do SUS

O projeto Boas Práticas Cardiovasculares, parceria que reúne instituições privadas e o Ministério da Saúde, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas