segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / DESTAQUE / Quem são os pré-candidatos a governador da Bahia em 2022
sábado 11 de junho de 2022 às 09:38h

Quem são os pré-candidatos a governador da Bahia em 2022

DESTAQUE, ELEIÇÕES 2022, NOTÍCIAS


Com o fim do governo de Rui Costa (PT), no cargo há 8 anos, o PT tenta manter o domínio no estado, iniciado em 2006 com Jaques Wagner. Foram dois mandatos seguidos de Wagner e mais dois de Costa. Para isso, o partido aposta agora no nome de Jerônimo Rodrigues para enfrentar ACM Neto.

O primeiro turno das eleições 2022 acontece no dia 2 de outubro. Caso seja necessário, o segundo turno acontecerá no dia 30 do mesmo mês.

Veja quem são os pré-candidatos ao governo da Bahia (em ordem alfabética):

ACM Neto (União Brasil)

Foto: Divulgação
Antônio Carlos Magalhães Neto, conhecido como ACM Neto, é pré-candidato ao Governo da Bahia e busca manter o legado do falecido avó, ex-governador e ex-senador.

Durante a sabatina do UOL/Folha com os pré-candidatos ao Governo da Bahia, ACM Neto disse que nem o presidente Jair Bolsonaro (PL) nem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) representam o que ele deseja para o país. Ele também afirmou que não vai aparecer em eventos com nenhum candidato, nem mesmo de Luciano Bivar, presidente de seu partido e pré-candidato à Presidência,

ACM é advogado formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele foi prefeito de Salvador entre os anos de 2013 e 2020. Além disso, foi deputado pelo Democratas, e em 2018 assumiu a presidência nacional do partido e foi decisivo para a fusão do PSL e DEM. Deve ser um nome da direita, mas não é uma unanimidade dentro do bolsonarismo.

Giovani Damico (PCB)

Pré-campanha: Giovani Damico aposta em pautas históricas da esquerda em pré-candidatura discreta na Bahia
Foto: Reprodução

O PCB (Partido Comunista Brasileiro) oficializou em março deste ano o nome do atual secretário político do partido na Bahia, Giovani Damico, como pré-candidato ao Governo da Bahia.

Giovani Damico é Mestre em Ciências Sociais pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e professor da rede estadual de ensino da Bahia.

Prof. Gio tentou se eleger vereador em Salvador em 2020, obtendo 447 votos. Além de professor da rede estadual, ele é membro do comitê central e da unidade classista do partido.

Jerônimo Rodrigues (PT)

O ex-Secretário Jerônimo Rodrigues – Foto: Claudionor Júnior /Ascom .Sec 

O PT (Partido dos Trabalhadores) oficializou o nome do atual secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, como pré-candidato ao Governo do estado da Bahia.

Na sabatina UOL/Folha, o petista disse acreditar que a boa avaliação de Lula e do atual governador, Rui Costa, tendem a impulsionar a sua campanha para chegar ao segundo turno. Ele também atacou o adversário ACM Neto, acusando-o de utilizar violência para fazer política.

Jerônimo fará a sua estreia na disputa eleitoral. Ele é professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e foi secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, entre os anos de 2015 a fevereiro de 2019, quando assumiu a Secretaria da Educação do Estado.

João Roma (PL)

O ex-Ministro da Cidadania, João Roma, fala à imprensa no Palácio do Planalto, sobre as estratégias e rumos para o Auxílio Brasil – Valter Campanato/Agência Brasil 

O ex-ministro da Cidadania João Roma oficializou em março deste ano a saída do Republicanos e a filiação ao PL para disputar o Governo da Bahia.

Roma criticou seu principal opositor na disputa, ACM Neto, que já foi seu aliado, afirmando que o ex-prefeito de Salvador fez movimentos para se aproximar do PT no estado para vencer as eleições. Ele defendeu Bolsonaro também com relação às vacinas, dizendo que o presidente nunca foi contra essa medida, e sim contra ser obrigatória.

Atual deputado federal pela Bahia, João Roma é formado em direito. Foi ministro da Cidadania entre 2021 e 2022, no governo Jair Bolsonaro. Foi chefe de gabinete na prefeitura de Salvador, durante a administração de ACM Neto. É ainda neto do ex-deputado federal por três mandatos João Roma (PE), de quem herdou o nome.

Kleber Rosa (Psol)

O pré-candidato do PSOL ao governo da Bahia, Kleber Rosa, durante sabatina – Foto: UOL/Folha

O Psol (Partido Socialismo e Liberdade) oficializou o nome do professor e fundador do Movimento Policiais Antifascismo, Kleber Rosa, como pré-candidato ao Governo do estado da Bahia.

Rosa disse, durante sabatina UOL/Folha que, apesar do apoio do partido a Lula nacionalmente, eles se opõem ao PT no estado porque o governo Rui Costa ficou “aquém” do esperado. Ele também criticou o ex-prefeito de Salvador ACM Neto, afirmando que “ele está reproduzindo a lógica de ter que matar mesmo, matar mais”.

Kleber é outro estreante na disputa eleitoral. Ele é cientista social graduado pela Universidade Federal da Bahia, especialista em Educação Inclusiva e diversidade e Mestrando em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente, ele também é diretor da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (FETRAB).

Veja também

Bolsas da Europa reduzem perdas com futuros de NY no azul, mas ímpeto segue limitado

As bolsas da Europa ensaiam recuperação e reduzem perdas após um abertura negativa, em meio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!