O Senado deve votar nesta semana um projeto de lei, de iniciativa do governo Bolsonaro, que permite a criação de programas de defesa agropecuária, com autofiscalização das empresas. A proposta está sendo discutida em caráter terminativo segundo a revista Veja na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária da Casa, com a relatoria do senador Luis Carlos Heinze.
Na quinta-feira (2), a comissão aprovou um requerimento para realizar uma audiência pública sobre as mudanças nas leis, que foi marcada para a próxima quarta. Mas a votação já foi agendada para o dia seguinte. E a aprovação é dada como certa por governistas, o que deixou em alerta a ANFFA Sindical, entidade que representa os auditores fiscais federais agropecuários.
“Não estamos olhando só para nossa carreira, que sofrerá com a privatização de atividades típicas de estado, substituídas por terceiros, contratados pelas empresas, mas também para a sociedade, que será impactada por essa medida”, alerta Janus Pablo, presidente do sindicato, para quem o projeto abre margem a fraudes que podem comprometer a segurança alimentar.