terça-feira 30 de abril de 2024
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Home / NOTÍCIAS / Deputado do PT apresenta projeto contra privatização da estatal do pré-sal
terça-feira 31 de maio de 2022 às 06:40h

Deputado do PT apresenta projeto contra privatização da estatal do pré-sal

NOTÍCIAS, POLÍTICA


O líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes, apresentou nesta segunda-feira (30) uma proposta que visa anular o decreto de Jair Bolsonaro (PL) que incluiu a Pré-Sal Petróleo S.A. na lista de estudos para privatização do governo. De acordo com o parlamentar, o pedido de urgência de tramitação do texto será protocolado já nesta terça.

Segundo o projeto de decreto legislativo apresentado pelo petista, a iniciativa do governo federal — encampada pelo atual ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida — configura um crime de lesa-pátria, além de representar um risco ao abastecimento de combustível no país.

A PPSA, criada em 2006, é a estatal responsável por gerenciar os contratos da União na exploração do petróleo extraído da camada pré-sal.

“Atualmente, pelo menos 48% da matriz energética do Brasil depende de petróleo (…) Não resta dúvidas, portanto, dos imensos riscos à soberania nacional ao colocar uma empresa privada para controlar os principais consórcios de exploração e produção de óleo e gás natural, substituindo a PPSA, que mantem plena capacidade de gerenciamento e controle dessa produção”, diz trecho da proposta.

Veja também

Sob temor do Planalto, Senado vota teto de R$ 15 bilhões para setor de eventos

O Plenário do Senado deve votar nesta terça-feira (30), em sessão semipresencial, o projeto de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas