Resultado do maior evento do gênero do país foi anunciado no domingo
Duas equipes da Liga Robótica SESI foram premiadas no Festival SESI de Robótica, maior evento do gênero do Brasil, que reuniu mais de cem equipes de todo o país no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.
As equipes da Escola SESI Bahia XMachine e Hydra, ambas de Salvador, foram premiadas na modalidade FIRST Tech Challenge (FTC), na qual os estudantes são desafiados a projetar e programar robôs capazes de realizar tarefas. O resultado foi anunciado no domingo, 29.05, último dia do evento, que contou com competições de robótica, oficinas e seminário sobre educação.
A equipe Hydra, da Escola SESI Djalma Pessoa, de Salvador, ficou em primeiro lugar no Prêmio Inovação, que destaca as equipes que pensam fora da caixa e têm talento, criatividade e inventividade para dar vida a seus projetos. Já a XMachine, da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, ficou em 2º lugar Prêmio de Controle, que avalia as equipes que demonstram um pensamento inovador no sistema de controle para resolver as dificuldades do desafio, como a operação autônoma, melhorando os sistemas mecânicos com controle inteligente, ou utilizando sensores para alcançar os melhores resultados na arena.
Mais de 1,2 mil competidores e mais de 13,2 mil visitantes participaram do Festival SESI de Robótica, que também contou competições nas modalidades de FIRST LEGO League (FLL) e Torneio SESI F1 nas Escolas (F1).
Outras quatro equipes da Liga Robótica SESI competiram em São Paulo. Na modalidade FLL, a equipe Robolife, da Escola SESI de Candeias, participou das disputas. Já na modalidade F1 In Schools participaram as equipes Sevenspeed, da Escola SESI Reitor Miguel Calmon, de Salvador; Star Racing, da Escola SESI José Carvalho, de Feira de Santana; e Swordfish, da Escola Anísio Teixeira, de Vitória da Conquista.