A incidência de acidentes de trabalho no setor industriário baiano, com ênfase na região de Feira de Santana, é tema de uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) desta quinta-feira (26), no plenarinho. A iniciativa foi do mandato do deputado estadual Jacó (PT), em parceria com a Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho da Alba.
Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana e Região, Thiago Azevedo, a audiência irá denunciar a precarização das condições de vida e trabalho durante o governo Bolsonaro e o aumento em cerca de 490% na quantidade de acidentes entre trabalhadores da indústria na segunda maior cidade do estado da Bahia. Somente neste primeiro semestre, o Sindimetalúrgicos registrou mais de 50 denúncias, motivo de doenças, afastamentos e mutilações.
Representantes do Sindimetalúrgicos de Feira de Santana e Região, proponentes da pauta, estão em peso na audiência, além de sindicalistas de história como Pinheiro, do Sindiquímica, o presidente da UGT-BA, Marcelo Carvalho, e Associação Baiana de Advogados Trabalhistas (Abat).