segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Na Foto, de verde e abaixada, Isabela Rahal, junto com membros da Girl UP, Elas no Poder e participantes da roda de conversa
Home / NOTÍCIAS / Roda de conversa promove debate sobre voto feminino
terça-feira 24 de maio de 2022 às 10:14h

Roda de conversa promove debate sobre voto feminino

NOTÍCIAS


No último domingo (22)  aconteceu a roda de conversa “Seu voto importa”, promovida pela Girl UP, em parceria com as organizações Elas no Poder, Somos Plurais e Base Colaborativa. A ideia é debater com mulheres jovens sobre a importância do voto em mulheres.

Levantamento recente da GloboNews, com base em dados do TSE mostrou que as mulheres estão em maior número de eleitoras – 8,5 milhões a mais que os homens . No entanto, a representatividade parlamentar ainda é muito baixa. De acordo com relatório da União Interparlamentar, em julho deste ano, o Brasil ocupava a posição 140º no que se refere à participação política feminina, em uma escala que contempla 192 países pesquisados. Outro dado, do Instituto Vamos Juntas, aponta que as mulheres aprovam até três vezes mais proposições que os homens no Legislativo, mas ocupam apenas 15% das cadeiras na Câmara Federal. No poder Executivo, a representatividade feminina é ainda menor — basta citar que, nas últimas eleições, apenas uma capital brasileira elegeu uma prefeita.

A diretora de articulação política da ONG Elas no Poder, Isabela Rahal, destaca a importância de mudar esse quadro: “Estamos em maior número de eleitoras, mas é preciso que as mulheres se vejam também em posições de liderança na política, que é o espaço de tomada de decisão. É preciso ocupar todas as esferas de poder, do executivo ao judiciário. Só assim seremos representados e teremos leis de acordo com nossas necessidades que são específicas”.

Para comentar sobre a importância do voto feminino e mais mulheres na política sugiro como fonte a diretora de articulação política na ONG Elas no Poder, Isabela Rahal (perfil completo abaixo)

Isabela Rahal

É ativista pelos direitos das mulheres, coordenadora legislativa no Congresso Nacional e diretora de articulação política na ONG Elas no Poder. Também já atuou como assessora na Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de projetos de igualdade de gênero. Em sua carreira, possui mais de 10 anos de experiência carreira trabalhando em organizações internacionais e no setor público.

Veja também

Quem é Luiz Galeazzi, empresário que pilotava avião que caiu em Gramado

O empresário Luiz Galeazzi, que pilotava a aeronave que caiu em Gramado, na manhã deste domingo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!