Com 1,5 milhão de seguidores e publicações com alcance bem superior à de seus concorrentes, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vem dominando a audiência no TikTok entre os pré-candidatos ao Palácio do Planalto. Além disso, a rede social chinesa de compartilhamento de vídeos — que é fenômeno entre o público jovem — tem recebido maior investimento em temas políticos entre potenciais eleitores ligados ao bolsonarismo. Segundo a coluna Sonar, foi o que apontou um relatório feito pelos pesquisadores Djiovanni Marioto, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Luiza Mello, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Com vídeos curtos, em geral variando de 15 segundos a um minuto, o perfil de Bolsonaro usa diversos memes e paródias que circulam nas redes para gerar conteúdo. Além disso, suas postagens exaltam declarações de impacto e feitos do governo.
De acordo com dados do levantamento, o vídeo de Bolsonaro mais visto, entre janeiro de 2020 e maio de 2022, foi o do encontro com o presidente russo Vladimir Putin, ocorrido em fevereiro deste ano. A publicação teve 5,9 milhões de visualizações e 630 mil curtidas, repercussão bem superior a de sua concorrência.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por exemplo, ainda não tem uma conta oficial no TikTok. Uma conta criada por apoiadores, com 170 mil seguidores, é até o momento o maior canal de conteúdo sobre o petista na plataforma. Nesse perfil o vídeo mais visto teve 3,1 milhões de visualizações e 59 mil curtidas.
Tentando furar essa polarização, Ciro Gomes (PDT) tem investido nessa rede social onde conta atualmente com 113 mil seguidores. Seu vídeo mais visto, em que faz um “react” — postagem de reação a outro conteúdo — à gravação de Bolsonaro comendo frango com farofa numa barraca de rua, que teve 2,6 milhões de visualizações e 51 mil curtidas.
Logo atrás de Ciro no ranking está o deputado federal André Janones (Avante-MG), considerado um fenômeno na internet por sua popularidade no Facebook, que reúne 156 mil seguidores no TikTok. Também foram monitorados João Doria, Eduardo Leite, Simone Tebet, Eymael e Felipe D’Avila, candidatos que possuem conta ativa na plataforma, porém, eles alcançaram números inexpressivos frente aos quatro mais relevantes no aplicativo, segundo o levantamento.
A pesquisa também identificou uma presença maior de perfis de direita na geração de conteúdo no TikTok, de acordo com as principais métricas da plataforma — compartilhamento, curtidas, visualizações e comentários.
As hashtags mais usadas pela direita foram “#bolsonaro2022”, “#bolsonaroreeleito2022” e “#mito”. Já as pela esquerda foram “#forabolsonaro”, “#lula2022” e “#pt”.
Observando essas referências, os pesquisadores concluíram que a esquerda trabalha majoritariamente em oposição ao governo. Já no caso da direita, a maioria das hashtags exalta o presidente e demonstra apoio a sua reeleição.
Ao se comparar às duas principais hashtags de apoio aos candidatos à Presidência (#bolsonaro2022 e #lula2022), observa-se amplo domínio de Bolsonaro, com o dobro de posts e visualizações que o petista. Além disso, o nome do presidente é mencionado quase três vezes mais que o nome de Lula.
“Politicamente, a figura de Bolsonaro centraliza o debate, seja em positivo junto a sua audiência, seja em negativo. Em outras palavras: ‘falem bem, falem mal, mas falem de mim’”, conclui o relatório.