Neste sábado (21), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizará o primeiro mutirão de 2022 para entrega de credenciais de vagas especiais de estacionamento. Serão 150 documentos disponíveis para serem retirados através da modalidade drive-thru, das 8 às 16h, na sede do órgão, nos Barris. Para isso, é necessário que o cidadão faça agendamento prévio.
Ao chegar na Transalvador, o cidadão agendado será direcionado para uma vaga específica, onde será entregue o documento. Cada entrega dura em torno de um minuto. Para retirada da credencial é necessário a apresentação do RG original.
Emitida gratuitamente pela Transalvador, a credencial de estacionamento para vagas especiais é requisito essencial para utilização desses espaços nos estacionamentos particulares e públicos de Salvador. Idosos com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, gestantes ou lactantes acompanhadas por crianças de colo até dois anos têm direito à emissão do documento.
A credencial é de uso obrigatório em todo Brasil. Para a utilização das vagas especiais, o condutor deve ter o documento visível no painel do veículo. O motorista infrator está sujeito a fiscalização e notificação, sob pena de multa gravíssima, no valor de R$295 e cinco pontos na carteira.
Como solicitar
Para solicitar a emissão da credencial, o cidadão deve fazer o agendamento no site da Transalvador, através do endereço www.transalvador.salvador.ba.gov.br , além de apresentar a documentação exigida. No caso dos idosos, é necessário levar o Formulário de Solicitação de Credencial disponível no site da Transalvador após o cadastro, impresso e assinado, acompanhado de documento de identidade com foto e CPF (original e cópia) e comprovante de residência com data de emissão não superior a três meses (original e cópia).
No caso das pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, além dos mesmos documentos solicitados aos idosos, é necessário apresentar original e cópia do atestado médico, que deve conter a indicação da deficiência e/ou mobilidade reduzida, de acordo com o Código Internacional de Doenças (CID), o carimbo, o CRM e a assinatura do médico, preferencialmente, emitido pelo serviço médico oficial da União, do Estado ou Município.
Já as gestantes e lactantes também precisam apresentar o Formulário de Solicitação da Credencial preenchido e assinado, assim como a original e cópia tanto do documento de identidade com foto e CPF, quanto do comprovante de residência (com prazo não superior a três meses). Além disso, deve apresentar atestado médico contendo a idade gestacional do requerente, o carimbo, o CRM e a assinatura do médico, preferencialmente, emitido pelo serviço médico oficial da União, do Estado ou Município.